Cinema na Calçada transforma Grande Hotel em sala de cinema e discoteca

Cinema na Calçada transforma Grande Hotel em sala de cinema e discoteca

Thiago Carvalho
Thiago Carvalho

Em setembro, o 4ª Cinema na Calçada foi passear no Jardim Botânico, deu uma voltinha no Museu Pedro Ludovico Teixeira e de quebra ainda passou pela Rua do Lazer. Em seu último encontro, o projeto volta às suas origens e vai parar na calçada do Grande Hotel, localizado na Avenida Goiás, no Centro de Goiânia. Dessa vez, a proposta é exibir filmes produzidos em diferentes regiões do País feitos ou sobre mulheres através da Mostra Sua Voz, na quinta-feira, 29, a partir das 19h30, com discotecagens especiais no fim da sessão.

Inaugurado em 1937, o Grande Hotel foi o primeiro hotel de Goiânia e local para importantes reuniões de negócios, já que todas as pessoas importantes que vinham a Goiânia se hospedavam nele. A proposta é ocupar o espaço, que hoje recebe exposições, festas e cursos. “A última mostra retorna para sua casa e acontece na Calçada do Grande Hotel, um lugar histórico e com muitas potencialidade, símbolo de história, arquitetura e memória de Goiânia”, aponta a coordenadora do projeto, a produtora cultural Larissa Fernandes.

Desta vez, o tema da mostra que ilustra o último encontro do Cinema na Calçada é gênero e feminismo, com filmes que foram feitos ou são sobre mulheres. As produções são: Diagrama do Útero, de Bianca Rêgo; Quem Matou Eloá?, de Lívia Perez; Meio Fio, de Denise Sales Vieira; e Entre Nós, de Patrícia Guedes.

Com curadoria da professora do curso de Cinema da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ludielma Laurentino, a Mostra Sua Voz destaca o assunto da posição da mulher na sociedade. “Todas as questões sobre o feminino são levantadas através de pontos de vistas femininos. Mulheres mostrando a sua voz através dos curtas”, comenta.

Lugar de cinema (também) é na rua

Além da exibição de curtas-metragens produzidos em todo o País, o Cinema na Calçada ainda promove uma feirinha de rua em parceria com o Casulo Moda Coletiva, com comidas, bebidas e produtos locais e uma serigrafia em camisetas promovida pela equipe do Passa o Rodo.

“A proposta do Cinema na Calçada este ano é de criar um projeto que visa transformar os espaços públicos da cidade em lugares de encontro, de ocupação, como a Rua do Lazer e o Museu Pedro Ludovico Teixeira, que são pontos importantes de Goiânia, mas que as pessoas ainda não conhecem”, aponta Larissa Fernandes.

Panaceia Filmes

O Cinema na Calçada é uma realização da produtora de cinema Panaceia Filmes, que desde 2010 realiza projetos de produção, formação e reflexão na área audiovisual. Ao longo desses primeiros anos foram produzidos sete curtas-metragens, três edições da mostra Cinema na Calçada, um seminário de audiovisual para produtoras e produtores independentes (SAPPI), além da primeira revista de cinema do estado de Goiás, a ]JANELA[. Atualmente a Panaceia está em processo de finalização de dois primeiros longas-metragens; ‘Bem pra lá do fim do mundo’ e ‘Hotel Mundial’, que serão lançados em 2017 e em coprodução de um programa de TV para o Canal Cine Brasil TV.

Mais informações, programação e descrição dos filmes aqui.

ANOTE

Mostra Sua Voz – Cinema na Calçada
Data: quinta-feira, 29 de setembro
Horário: 19h30
Local: Grande Hotel (Rua 03 com Avenida Goiás, Centro)
Entrada gratuita

Thiago Carvalho
Thiago Carvalho

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.