Pimp My Carroça chega a 5 cidades nos próximos meses

Pimp My Carroça chega a 5 cidades nos próximos meses

PimpSP Por: LostArt
PimpSP Por: LostArt

Nos próximos meses, cerca de 200 catadores de materiais recicláveis de cinco cidades do Brasil participarão do circuito inédito Pimp My Carroça, movimento que luta para tirá-los da invisibilidade com ações criativas que utilizam o grafite. Todas as edições serão em cidades aonde a Ball, parceira do projeto e uma das líderes globais na fabricação de embalagens de alumínio, mantém suas operações ou em locais próximos.

Em agosto, o estado de São Paulo receberá duas edições do evento que realiza reforma das carroças e atendimento de bem-estar e saúde aos catadores, sendo a primeira em Bragança Paulista em conjunto com o Re-Circo, nos dias 13 e 14, e a segunda na capital paulista como uma das atrações da Virada Sustentável, no dia 27. Já em Cuiabá (MT), também com a 4ª edição do Re-Circo que acontece dias 03 e 04 de setembro, o Pimp My Carroça acontecerá no sábado.

“Esse circuito inédito do Pimp My Carroça comprova que os catadores estão por todo o país e que precisam ser vistos e valorizados. Já estivemos em diversas cidades levando versões menores e estamos muito empolgados em poder percorrer o Brasil e atender muito mais catadores de uma só vez. Que seja o primeiro de muitos circuitos, reconhecendo cada vez mais o trabalho desses agentes ambientais da reciclagem”, ressalta Mundano, artivista e idealizador do movimento.

Em outubro, o Pimp My Carroça irá para Manaus. E, por fim, a 5ª edição do Re-Circo será em Brasília, nos dias 5 e 6 de novembro, onde também contará com o movimento auxiliando na reforma das carroças dos catadores de recicláveis. Todas as ações são realizadas via lei de incentivo à cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio Ball.

“A parceria entre Ball e Pimp My Carroça vem desde o ano passado, quando realizamos duas edições do Re-Circo, uma em Jacareí e outra em Recife. Ao todo, quase 100 carroças foram reformadas nesses eventos. Para este ano, esperamos poder ajudar ainda mais esses profissionais que são a base da cadeia de reciclagem da lata e tão fundamentais para a saúde do nosso planeta”, comenta Thaís Moraes, Gerente de Comunicação e Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.

Sobre o Re-Circo – O Circo da Reciclagem

A iniciativa da Ball tem como foco a promoção do meio ambiente e da sustentabilidade por meio de ações socioculturais. Além de atividades como teatro, shows de palhaços, palestras, contação de histórias, oficinas e malabaristas, o evento traz também um ponto de coleta de material reciclado, destinado a cooperativas da cidade aonde o evento acontece. O Re-Circo é um projeto realizado por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Sobre o Pimp My Carroça

É um movimento que atua desde 2012 tirando os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade por meio da arte, sensibilização, engajamento e participação coletiva. Desde o seu início, já foram pimpadas 507 carroças, com a participação de 364 grafiteiros, 1.443 voluntários em 30 cidades de 8 países diferentes, como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Belém, Salvador, Curitiba, Nova Iorque (EUA), Lima (Peru) e Pristina (Kosovo).

Para saber mais aqui.

PimpSP Por: NegoJunior
PimpSP Por: NegoJunior

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.