Muros e fachadas do bairro Santana ganham arte do Coletivo ZN Lovers

Muros e fachadas do bairro Santana ganham arte do Coletivo ZN Lovers

ZN_lovers-3

Propagar afeto através da arte. É essa a intenção de um coletivo de grafiteiros. E quando as intervenções artísticas são feitas na região onde os artistas nasceram, elas ganham um colorido especial. O ZN Lovers vem transformando o bairro Santana e adjacências numa galeria a céu aberto. Agora, é esse grupo a estrela de mais uma edição do Grafiterritórios ZN, projeto semestral com realização e curadoria do Sesc Santana. Graças ao apoio do “Tudo de Cor”, da Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, a variedade e qualidade de cores multiplicaram e, assim, personagens engraçados, envolventes e supercoloridos passaram a estampar o muro da Rua Viri e o muro do CEI Adelaide Lopes Rodrigues, próximo ao metrô Santana.

Um dos principais representantes da cultura e arte urbana da Zona Norte de São Paulo, o coletivo ZN Lovers realiza trabalhos autorais sobre a temática “Meu coração bate sempre sentido Zona Norte”. Fellipe Ribeiro, o grafiteiro Xoraz, explica que o Grafiterritórios ZN contribui para a delimitação do espaço e afirmação da identidade dos bairros da Zona Norte. “Por meio da ocupação artística, mantemos vivos valores que, em nosso entender, são imprescindíveis para o desenvolvimento da região: história, identidade e herança cultural”, sustenta Ribeiro. Além de Xoraz, assinam as artes os grafiteiros Anak, Chivitz, Leon, Locones, Markone, Minhau e Ras.

As pinturas mais recentes iniciaram em 15 de julho e acabam de ser finalizadas. Um dos muros tem extensão de 80m por 4m de altura, e o outro mede 150m de comprimento por 4m de altura. A Coral cedeu mais de 320 litros de tinta, nas mais diversas e vibrantes tonalidades. “O coletivo ZN Lovers tem uma proposta bastante alinhada com nossa missão, que é levar cor para a vida das pessoas, transformando seus lares e suas cidades”, diz Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas e líder do projeto “Tudo de Cor”.

Sobre o projeto “Tudo de Cor”

Desde 2009, o projeto sociocultural “Tudo de Cor”, da Coral, leva cor para a vida das pessoas, melhorando suas vidas por meio da transformação de seus lares e cidades. Nos últimos sete anos, o projeto pintou mais de 8 mil imóveis pelo Brasil, além de capacitar pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando cerca de 4 mil aprendizes formados. A iniciativa cuida e embeleza as casas, espaços públicos e patrimônios históricos, inspirando e engajando moradores, voluntários e cidadãos em geral em uma grande onda de cor, renovação e otimismo. A preocupação com o meio ambiente também faz parte do “Tudo de Cor”. Atualmente, são usados exclusivamente produtos à base de água, o que reduz o impacto na natureza. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima individual e do senso de cidadania coletivo. Em 2011, o projeto foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

ZN_lovers-6

ZN_lovers-8

znlovers-3

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.