Como usar os emojis menos populares do mundo

Como usar os emojis menos populares do mundo

Fonte: Frank Behrens/Flickr
Fonte: Frank Behrens/Flickr

Ao lado de rostos sorridentes, corações e gatos, existe uma verdadeira legião de emojis a princípio considerados inúteis, e consequentemente relegados a uma vida sem sentido nos teclados de iPhones e Androids.

Seja porque o seu significado não é óbvio à primeira vista ou pela sua inicial falta de utilidade prática, o fato é que os emojis menos populares estão destinados a uma vida triste e de solidão.

São emojis que raramente veem a luz do dia, e embora seja difícil encontrar dados sobre a frequência de uso em mensagens de texto, o site Emojitracker.com registra em tempo real a quantidade que esses símbolos são usados em tweets desde julho de 2013. E assim podemos ver em que medida eles são subutilizados.

Nem todos os emojis conseguem ser tão populares quanto o “rosto com lágrimas de alegria” – vulgo chorando de rir, que foi eleito em 2015 pelo Dicionário Oxford como a “palavra do ano” e lidera absoluto como o preferido dos usuários do Twitter, com mais de 1,3 bilhão de usos. Ou o “unamused face”, também conhecido como #chateado, com quase 390 mil utilizações.

Segundo a Emojipedia, atualmente existem exatos 1,394 emojis, número que exclui sequências, variações e os diferente tons de pele dos emojis étnicos. Com tantos emojis, faz sentido que alguns se tornem famosos enquanto outros caiam no anonimato.

Fonte: Cheon Fong Liew/Flickr
Fonte: Cheon Fong Liew/Flickr

Mas e aqueles emojis usados com menos frequência? Aqueles com quem ninguém realmente se preocupa? Veja a seguir quais são alguns dos emojis mais desamparados do mundo, assim como algumas maneiras de usá-los nas suas próximas mensagens:

•Esteira de bagagem

Este emoji, supostamente, simboliza a área onde você deve pegar a bagagem que deixou para trás no aeroporto ou no hotel. Com um significado tão específico e pouca flexibilidade visual, é fácil ver por que ele aparece na última colocação da lista, tendo sido utilizado pouco mais de 41 mil vezes.

O significado exato desse símbolo geralmente não é aplicável no dia a dia, mas se você tirá-lo do contexto de viagem, você pode usá-lo para lembrar um amigo esquecido de que ele deixou coisas na sua casa. Ou, se você é o avoado em questão, pode enviá-lo para avisar o amigo que ele está com os seus pertences.

Você também pode usar este ícone para retratar a segurança de algo mais abstrato. Se você está guardando um objeto importante para alguém ou quer convencer uma pessoa de que o segredo dela está seguro com você, use este ícone na sua mensagem.

•Caça níquel

Este outro emoji é fácil de entender, mas difícil de usar. Além de um jogo de caça níquel, obviamente, ele também funciona bem para uma viagem a Las Vegas. Mas tirando isso não sobra muito uso para ele de outras maneiras.

Então, se você não pode usá-lo como um substantivo, use-o como um adjetivo. O emoji caça níquel pode ser usado sempre que você tiver sorte, quer se trate de ter encontrado uma nota de R$ 100 na calçada ou ganhado algum sorteio.

Ou então, para os que têm a mente poluída, se você realmente “se deu bem”. Para mais conotações sexuais escondidas por trás dos emojis, clique aqui.

•Caixa de saída

Ao contrário de muitos dos seus companheiros subutilizados, o emoji caixa de saída é até intuitivo, se não universalmente reconhecível. Também é adaptável a várias situações, e uma boa substituição para verbos e substantivos similares.

Se alguém lhe pergunta sobre um e-mail que você deveria ter mandado, responda de volta o ícone caixa de saída para que a pessoa saiba que você acabou de enviá-lo.

Outro exemplo. Se perguntarem como está sendo o seu dia, e você tiver passado a tarde toda enviando e respondendo e-mails, não hesite em responder com uma série alternada de ícones de caixa de entrada e caixa de saída. Um bom jeito de driblar a mesmice e incorporar o emoji desprezado.

•Gráfico com linha caindo

Ao que as projeções econômicas para o PIB brasileiro em 2016 indicam, você provavelmente vai fazer mais uso deste emoji daqui em diante. Além disso, você pode usá-lo ainda para descrever a sua própria infelicidade pessoal, quer se trate de ruína financeira real ou qualquer outra coisa que tenha deixado você para baixo.

Já que hoje em dia é moda explicar tudo com tabelas e gráficos, nada melhor para explicar sua miséria no final do mês com este emoji abandonado, mas cheio de potencial.

Untitled2

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.