O artista Narcelio Grud trabalha com arte urbana e dessa prática diária surgiu a ideia de uma intervenção nas ruas. Ele “vestiu” os semáforos com máscaras, com a intenção de chamar mais atenção pra sinalização de trânsito.
Utilizando de sobras de tecido recolhido em reciclagens recebidos, e materiais das indústrias têxtil, ele produziu as máscaras para vestir os semáforos e dessa maneira atingir o objetivo de ter mais atenção direcionada para eles. Para atrair ainda mais olhares, ele utilizou ícones de figuras conhecidas como: David Bowie, Bart Simpson, Batman, Banksy, Pateta entre outros, além de outras figuras.
Algo muito pensado, foi o de não atrapalhar a visualização das cores do semáforo. O número de acidentes é enorme, e só para ter uma ideia, no ano de 2015 foram 2.620 mortos por acidentes de trânsito no Ceará, sua cidade natal; sendo que 436 mortes foram em Fortaleza.
Baseado na pesquisa ainda, a média diária foi de 7 mortos e 33 feridos, um número assustador no que diz respeito a uma cidade cheia de sinalizações, semáforos, guardas de trânsito e tantas outras ações como leis mais rígidas e um número elevado de fotos sensores.
A ação foi realizada entre os dias 15 e 16 de agosto, aproveitando o feriado que teve na cidade devido ao dia da padroeira. A AMC (Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania) iniciou a retirada das peças na manhã do dia 16 e está através de seus secretários e funcionários, buscando uma maneira de enquadrar criminalmente a ação, expondo como vandalismo a ação artística realizada.
Narcelio reflete: “como artista urbano me sinto no dever de intervir onde for possível para que temas tão relevantes possam vir a tona e mexam com nosso cotidiano sempre no intuito de melhorar a cidade para as pessoas”.
Mais do artista aqui.