William Mortensen e suas fotografias de bruxaria e devassidão em 1920

William Mortensen e suas fotografias de bruxaria e devassidão em 1920

William Mortensen foi chamado de anti-Cristo e Demônio pelo jeito herético e pouco ortodóxo quando se tratava de fotografias.

Mortensen começou sua carreira fotográfica fazendo retratos de atores de Hollywood e stills de filmes. Ele tinha um estilo próprio com sua manipulação de fotografias para produzir efeitos que davam a impressão da foto ser uma pintura. Este estilo em particular acabou rendendo inúmeras críticas de fotógrafos mais puristas condenando-o a um quase ostracismo.

Historiadores e críticos descreveram as fotografias de William Mostensen como anedóticas, altamente sentimentais e levemente eróticas quase como versões reprovadas de calendários de pin-ups sadomasoquistas.

Como acontece com quase todo visionário, foi apenas anos depois que seu trabalho foi louvado por suas técnicas de manipulação de fotográfica.

É sugerido que o lado macabro de muitos filmes da década de 20 serviram de inspiração para as fotografias de William Mortensen e sua série A Pictorial Compendium of Witchcraft exemplifica o aspecto controverso de seu trabalho.

Confira abaixo algumas imagens do fotógrafo e ao final, um documentário sobre Mortensen.

William Mortensen

William Mortensen 1

William Mortensen 3

William Mortensen 4

William Mortensen 5

William Mortensen 6

William Mortensen 7

William Mortensen 8

William Mortensen 9

William Mortensen10

William Mortensen 11

William Mortensen 12

William Mortensen 13

monstersandmadonnas from stephen romano on Vimeo.

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com