Tanabata Matsuri - o Festival das Estrelas acontece em julho na Liberdade em SP

Tanabata Matsuri – o Festival das Estrelas acontece em julho na Liberdade em SP

Yui-B-day-111

Realizado há mais de 30 anos no bairro da Liberdade em São Paulo, o Tanabata Matsuri reúne dezenas de atrações e atrai milhares de turistas todos os anos. São quase 100 mil pessoas que visitam anualmente o evento, que se baseia numa lenda que sempre foi contada por gerações. É a história de amor entre duas estrelas: Orihime e Hikoboshi.

A nova edição do Festival das Estrelas será realizado em 16 e 17 de julho. Durante o festival as ruas ficam cheias de enfeites de papel e bambus, com danças, música e comidas típicas. Desejos são escritos nos tanzaku, tiras de papel que também são conhecidas como ‘tiras do desejo’, que depois são queimadas junto com bambus, acreditando que essa fumaça levaria os desejos até as estrelas”.

Diz a lenda que ​“Orihime morava próximo a ViaLáctea, Amanogawa e era conhecida como a Princesa Tecelã, mas vivia sempre triste por estar ocupada e não ter tempo para se apaixonar. Seu pai, Tenkou, O Senhor Celestial, vendo a tristeza da filha, apresentou-lhe Hikoboshi, acreditando que ele fosse o par ideal para sua filha. Os dois logo se apaixonaram e se casaram, mas na vida deles havia apenas o amor, assim deixando de lado todos os seus afazeres e obrigações de lado. Tenkou separou o casal, obrigando-os a morar cada um em lados opostos da ViaLáctea.

O pai de Orihime, comovido com a tristeza em que a filha se encontrava, permitiu que o casal se encontrasse uma vez por ano no sétimo dia do sétimo mês, sendo que, neste dia, eles realizassem todos os pedidos vindos da Terra. A partir da foz da ViaLáctea um barqueiro levaria a princesa até o encontro do seu amado, mas, se ela não fizesse seu trabalho direito, seu pai inundaria o rio impossibilitando a travessia. Quando isso acontecia, com o choro de Orihime, um grupo de pássaros formava uma ponte ajudando-a a atravessar. Dizem que quando chove no dia do Tanabata é porque as aves não formaram a ponte, fazendo com que Orihime e Hikoboshi não se encontrem, tendo que esperar até o próximo ano para a realização dos desejos.”

Como fazer o seu pedido?
Compre um tanzaku e, com muita fé, escreva o seu pedido e o pendure nos galhos dos bambus que estão espalhados pelas ruas.

Significado das cores dos tanzakus:aqui.

13516150_1810337125865672_4855271508025365742_n

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.