Radbahn Berlin - ciclovia verde que gera energia limpa

Radbahn Berlin – ciclovia verde que gera energia limpa

O Radbahn Berlin é um projeto que visa proporcionar aos cidadãos da cidade com a primeira ciclovia coberta na capital alemã. O longo percurso de 9 km vai da estação de metro Zoologischer Garten em City-West, até Warschauer Straße, no leste, ligando os bairros de Charlottenburg, Schöneberg, Kreuzberg e Friedrichshain.

Além dos objetivos puramente práticos e ambientais do Radbahn, este projeto vai ainda trazer o espírito criativo de Berlim para a sua realização e fazer avançar o debate sobre a mobilidade de bicicletas na cidade.

berlin radbahn

Há 120 anos, a estação de metrô elevada U1 é um dos grandes ícones da cidade e mesmo assim parece que ninguém até hoje ninguém havia percebido o grande potencial escondido bem debaixo dela. Oferecendo cerca de nove quilômetros de percurso coberto pelo meio dos diversos bairros de Berlim, a faixa elevada oferece uma estrutura ideal para criar percurso de bicicleta livre de neve e chuva.

Todo este espaço não é utilizado, e com a criação do Radbahn Berlin ele se tornaria uma rota de trânsito sustentável, além de uma oportunidade para as atividades de microempreendedores e um espaço de recreação sociais – com a ajuda de algumas intervenções inteligentes.

radbahn berlin

A energia para luzes dos semáforos e outras instalações no Radbahn será gerada a partir de um material da superfície sensível à pressão que irá transformar o atrito dos pneus dos ciclistas em eletricidade.

Tudo isso, rodeado de plantas e jardins.

Confira mais no site http://www.radbahn.berlin/

Berlin radbahn 1

radbahn berlin 2

 

 

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com