Os monges tatuadores da Tailândia e os desenhos sagrados

Os monges tatuadores da Tailândia e os desenhos sagrados

tailândia1

Se você adora tatuagem, vai amar saber que na Tailândia é possível ser tatuado por um monge mestre, que segundo as crenças, a tattoo traz poderes mágicos. É que o tipo de tatuagem que eles fazem, que recebem o nome de Sak Yant, são tidas como sagradas, trazem proteção e boa sorte às pessoas.

Além disso, as sessões são feitas dentro dos templos budistas. Há pelo menos 2000 anos, eles fazem parte da cultura no Sudeste Asiático, antes aplicadas somente nos guerreiros do Império Khmer. Se você está programando uma viagem pra lá, ou está em terras tailandesas, saiba que a maioria dos desenhos são baseadas em figuras geométricas que incorporam salmos budistas e representações religiosas que evocam poder, proteção e benção. Elas são feitas com bambu ou uma agulha de metal comprida de nome khem sak.

Se você se animou, o jeito mais fácil e especial de fazer a sua é indo até o templo Wat Bang Phra, a 50 km de Bangkok. É lá que está o local mais tradicional de formação dos monges tatuadores. O templo fica aberto todos os dias. Para chegar vá até o Bangkok Sai Tai Taling Chan Southern Bus Terminal e pegue um ônibus até Nakhon Chaisi. Desça na cidade (depois do mercadão Tesco, uma espécie de Walt Mart) e negocie com os tuk tuk a ida até o Wat Bang Phra pra fazer sua tattoo. O ideal é chegar no máximo às 9h (saindo umas 6h30 de Bangkok está ok) e ir com joelhos e ombros cobertos.

No dia que for tatuar tenha em mente que na maioria das vezes, é o monge que vai decidir sobre o desenho, e vamos concordar que é ainda mais original né? Há quem diga que dói um pouco mais do que a tattoo com máquina, e que normalmente o desenho é feito nas costas. Os budistas acreditam que para o poder da tatuagem ser efetivo você deve seguir os 5 preceitos da religião: não matar, não roubar, não mentir, não beber e não apresentar “conduta sexual ilícita” (tipo adultério).

Tipos de tattoo

Gao Yord

gaoyord-tattoo

É feita normalmente nas costas, perto do pescoço. Ela representa os nove picos do Monte Meru, onde vivem os deuses hindus, e contém 9 representações de Buda. É a mais forte das Sak Yank.

Hah Taew Yant

Hah-Taew-Yant-300x300

Cinco linhas sagradas que protegem contra os maus espíritos, má sorte e pessoas mal-intencionadas, além de trazer energia boa, sucesso e carisma.

Hanuman

Hanuman-300x300

Representa bravura e coragem. Hamunan é o deus-macaco do hinduísmo e é cultuado como um símbolo de força física, persistência e devoção.

Paed Dan

paed-dan-e1463425585842

É uma circunferência com oito representações de Buda em cada metade e mantras que protegem aqueles que viajam.

Animal!! Eu querooo :)

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.