Mostra R.U.A. com 021 Crew no Espaço GaleRio - MISTURA URBANA

Mostra R.U.A. com 021 Crew no Espaço GaleRio

Ram

Com a proposta de apresentar um recorte do cenário das favelas, a 021 Crew apresenta a exposição R.U.A., no Espaço GaleRio, a partir de 7 de junho. A mostra reúne obras de Jean Poul, Rodrigo Sini, Dani, Bomb1, Nextwo, Ice, Kdao, Fil, Lone, Índia, Splif, Izy, Blopa, Mello, JCS, André Deco e Ram. R.U.A. é inspirada nos mutirões de arte realizados pelo coletivo na periferia, que reúnem centenas de artistas e moradores a fim de recuperar residências e comércio.

Os 17 artistas, oriundos das Zonas Norte e Oeste do Rio e de municípios da Baixada Fluminense, utilizaram técnicas como realismo, surrealismo, cômico-realismo, caricatura, wild style, abstrato, 3D e lápis aquarelável para transformar o Espaço GaleRio na réplica de uma favela. Cinco totens grafitados como rebocos de muros são ocupados por telas de diferentes estilos; dois tubos de PVC fazem as vezes de postes de luz e recebem a arte de JCS, idealizador do projeto Chuva de Cores, que ocupa postes da cidade; no teto, fios embolados com pipas e chuteiras penduradas; e, nas paredes, as comunidades já grafitadas, após um mutirão.

Na inauguração, será lançada a campanha Criarte EixoRio, para arrecadar material para desenho e pintura, como giz de cera e lápis de cor, para escolas municipais das zonas Norte e Oeste.

Criada em março de 2015, a 021 (uma referência ao código de área do Rio de Janeiro) tem por objetivo unir diferentes segmentos da cultura hip hop, como artistas de rua, MCs, DJs e Bboys para a realização de mutirões de arte em favelas, que acontecem pelo menos uma vez por mês. Dinâmica e colaborativa, a ação voluntária tem por objetivo revitalizar as comunidades e, com isso, elevar a autoestima dos moradores por meio de intervenções urbanas e do poder transformador da arte e da cultura.

Além do Rio, a Crew já realizou mutirões em favelas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia. De acordo com Jean Poul, um dos idealizadores da 021, o público alvo dos artistas são as crianças de comunidades. “Acreditamos que a Cultura seja uma alternativa viável para a criança pobre, que vai além do que a favela oferece. A arte abre a mente para novas oportunidades, não só na área cultural, mas para a vida. Contribui para criar um cidadão melhor para a sociedade”, pondera o artista.

Splif

Serviço

Espaço Galerio – Crew 021 apresenta exposição R.U.A.
A partir de 7 de junho
De segunda a sexta, de 10h às 18h
Rua São Clemente, 117 – Botafogo
Entrada Gratuita

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.