Guido van Helten pinta mural dentro de um reator de Chernobyl

Guido van Helten pinta mural dentro de um reator de Chernobyl

Em abril de 1986, o reator nuclear No. 4 na Planta Nuclear de Chernobyl perto da cidade de Pripyat sofreu um acidente catastrófico durante testes no sistema. A explosão resultante e o fogo, liberaram enormes quantidades de contaminação radioativa na atmosfera, que então se espalhou por um bom pedaço ocidental da USSR e Europa.

Este, é considerado o pior acontecimento nuclear da história e é um dos apenas 2 acidentes classificados como nível 7 na Escala Internacional de Eventos Nucleares.

No aniversário de 30 anos do desastre, o artista australiano Guido van Helten se juntou com o cineasta Geo Leros para pintar o primeiro projeto de street art em Chernobyl. O artista criou um mural em homenagem ao fotógrafo Igor Kostin dentro do reator n. 5 (um dos reatores inacabados) da planta nuclear.

Igor Kostin foi um dos únicos cinco fotógrafos autorizados a fazer a cobertura do desastre de Chernobyl no dia que aconteceu. O fotógrafo retornou diversas vezes ao local para documentar os resultados da catástrofe como forma de mostrar ao mundo como nossas decisões podem impactar o planeta de forma negativa. Infelizmente, seu comprometimento com a história o expôs a níveis de radiação 5 vezes acima do que é considerado aceitável e consequentemente, Igor Kostin adoeceu e morreu em 2015.

Confira abaixo fotos e vídeo do mural de Guido Van Helten em Chernobyl.

guido van helten chernobyl 1

guido van helten chernobyl 2

guido van helten chernobyl 4

guido van helten chernobyl 5

guido van helten chernobyl 6

guido van helten chernobyl 7

guido van helten chernobyl 8

guido van helten chernobyl 33

guido van helten chernobyl 66

guido van helten chernobyl

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com