Greg McNevin a radiação de Chernobyl e Fukushima representada com light painting - MISTURA URBANA

Greg McNevin a radiação de Chernobyl e Fukushima representada com light painting

30 anos após Chernobyl e cinco anos após a crise tripla na usina nuclear de Fukushima Daiichi da TEPCO, as sombras de ambos os desastres ainda perduram.

Em Fukushima, o fotógrafo Greg McNevin se juntou com a equipe de monitoramento do Greenpeace para tentar quantificar e comunicar o impacto da radiação sobre a população. Documentar os danos ambientais e da injustiça é algo Greenpeace vem fazendo há mais de 40 anos, mas uma pergunta sempre incomodou. Como você mostra para as pessoas que é invisível?

Greg encontrou a resposta quando criou um bastão com luzes de LED conectadas a um contador Geiger, que permite que os níveis de radiação sejam medidos e exibidos em tempo real. Junte isso com fotografias de longa exposição de uma área contaminada, e de repente você tem uma parede ondulante de luz, que expõe na foto a radiação do ambiente.

As faixas brancas mostram os níveis de radiação que são “aceitáveis” de acordo com a meta de descontaminação pós-desastre do governo japonês. Laranja mostra radiação superior a esses níveis-alvo, que representam maiores riscos sem medidas de proteção. Vermelho são níveis que o governo russo considerar necessárias para o reassentamento.

Usando esta ferramenta em áreas afetadas em Chernobyl e Fukushima, Greg McNevin descobriu que locais que foram “descontaminados” pelas autoridades exibem consistentemente elevados níveis de radiação acima dos limites oficiais. A radiação perdura. Na região Bryansk da Rússia, 30 anos depois do desastre, foram encontrados níveis de contaminação comparáveis aos lugares em Fukushima hoje.

Vinte e cinco anos separam as vítimas de Fukushima e Chernobyl, mas suas lutas são familiares, e tão presentes como nunca. Radioatividade acumula e persiste no ambiente a longo prazo, eventualmente, permeando todos os aspectos da vida das comunidades afetadas.

Confira abaixo a série fotográfica de Greg McNevin.

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 0

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 1

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 2

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 3

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 5

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 7

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 55

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity 58

Greg McNevin   Lightpainting Radioactivity

via

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com