Estúdio Bijari cria instalação para homenagear o 10º aniversário do Instituto Inhotim

Estúdio Bijari cria instalação para homenagear o 10º aniversário do Instituto Inhotim

Para homenagear o 10º aniversário do Instituto Inhotim – um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior centro de arte ao livre da América Latina – o Estúdio Bijari, núcleo de criação multimídia, criou uma instalação inédita que mistura arte, natureza e urbanismo, características que permeiam a essência do Instituto.

A instalação “Deslocamento” foi inaugurada no dia 8 de junho e ficará exposta no calçadão da Rua Pernambuco, na Praça Diogo de Vasconcelos no bairro da Savassi, em Belo Horizonte, a cerca de 67 km do próprio Inhotim, em Brumadinho. “A obra é uma revelação, ela destampa o solo da cidade e apresenta ao público uma nova possibilidade de ocupação urbana, mais verde, exaltando o que há de mais inspirador por trás de Inhotim: a expressão completa da arte e da natureza”, explica Gustavo Godoy, do Bijari.

“Deslocamento” foi criada para propor uma ruptura no cotidiano da cidade e reconectar, de maneira simbólica, o homem à natureza. Além disso, a ideia também é trazer ao público uma reflexão sobre como interagir com as áreas verdes da cidade.

A obra também integra o “Natureza Urbana”, projeto do Bijari que existe desde 2007, e consiste na criação de esculturas e intervenções que dialogam com o engajamento ambiental urbano e seu estado atual de degradação e ocupação desordenada. Ao se apropriar de equipamentos e estruturas urbanas em desuso , como carros, outdoores e caçambas – Bijari cria produtos de um modelo nocivo de ocupação das cidades voltado para questões como o rodoviarismo, o consumo e a especulação imobiliária. “É um projeto que busca esvaziar a parte ‘morta’ da cidade, ou seja, pegar motores, engrenagens, imagens publicitárias e entulho, e reconstitui-los como fragmentos de uma natureza perdida, sugerindo novos modelos de cidades e uma melhor qualidade de vida.

O trabalho de Bijari é pautado na intersecção à arte, ao ativismo e ao urbanismo. Por meio de projetos realizados com diferentes suportes e tecnologias, o Estúdio cria ações disruptivas que buscam confrontar a vida cotidiana e as fronteiras entre conceitos como público e privado, oficial e ilegal, o centro e a periferia, afim de reconfigurar novos territórios políticos e poéticos.

Bijari_BH_por André Luppi1

Bijari_BH_por André Luppi2

Bijari_BH_por André Luppi3

Bijari_BH_por André Luppi7

“Deslocamento”, de Estúdio Bijari @ Calçadão da Rua Pernambuco
Abertura: 8 de junho
Funcionamento: todos os dias
Endereço: Calçadão da Rua Pernambuco, na Praça Diogo de Vasconcelos no bairro da Savassi, em Belo Horizonte Entrada livre e gratuita

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com