Zōdion - artista plástico ressignifica os signos em nova exposição - MISTURA URBANA

Zōdion – artista plástico ressignifica os signos em nova exposição

capricórnio
capricórnio

“Qual o seu signo?”, “e o seu ascendente?”, “que horas você nasceu?”. Quem nunca fez essas perguntas ou procurou pelo significado de “Retorno de Saturno” e “inferno astral” nos escritos de Susan Miller? Mesmo para aqueles que não acreditam tanto assim, é inegável a influência do horóscopo no cotidiano das pessoas. Pensando nisso, J.Batista lança exposição de gravuras onde mostra os símbolos de cada signo numa leitura própria, usando seu característico traço preto, forte e entrelaçado. A abertura acontece no Studio 512 no dia 07 de maio, sábado.

Para compor os trabalhos, o carioca de coração (ele nasceu em Recife, Pernambuco) formado em Desenho Industrial pela PUC fez um estudo profundo sobre o significado de cada símbolo e suas cores características. Desta pesquisa tirou o nome da expo Zōdion, que é a transliteração do grego antigo e significa ‘animais’. “Espero mostrar esses elementos mundialmente conhecidos e atrair as pessoas visualmente. A facilidade da aceitação do tema, que é bem presente nas nossas vidas  independente de gênero, raça ou religião em toda sua diversidade, é bem fácil. Espero que sintam vontade de ter uma ilustração em casa, sincreticamente e esteticamente falando”, diz o artista.

A exposição conta com 12 gravuras impressas em fine art print pela Lithos, empresa com mais de 35 anos dedicados à solução de impressão gráfica com qualidade artística, numeradas e assinadas a punho, com tiragem de dez por cada signo. Os tamanhos variam entre 30cm x 30cm e 50cm x 50cm,  moldura.

O artista possui em seu currículo trabalhos expressivos para o Governo Federal, ONU, empresas de grande reconhecimento nacional e internacional e exposições coletivas e individuais tornando-o assim um artista em constante crescimento profissional e sem limites de criação e execução nos seus trabalhos.

Entre os principais estão a exposição individual “Laços entre Laços e Traços”,a exposição de abertura da galeria UrbanArts do Rio de Janeiro, o trabalho “Garota” selecionado para a mostra coletiva “Garota de Ipanema” realizada em SP e Berlim, “Sangue Latino”,selecionado pela Universidade de Palermo de Buenos Aires para participar de uma mostra em Turin, Italia 2012, e a criação do troféu e programação visual do “Prêmio de Direitos Humanos 2011”, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

J.Batista é inegavelmente um artista brasileiro e latino-americano com temática social e política. Seus personagens são cariocas, nordestinos, mas também de qualquer outro lugar, seus corpos são redondos, roliços, exuberantes, expressivos, de olhos esbugalhados e bocas carnudas. Possui uma característica singular no forte e marcante traço que se mistura a uma grande multiplicidade de cores, que se torna ainda mais interessante pelo fato do artista ser daltônico.

gemeos
gemeos

Serviço:

Zodion- exposição de gravuras por J.Batista
Data: 07 de maio, sábado
Horário: 16h às 22h
Local: Studio 512 – Rua Jardim Botânico, 512 / Jardim Botânico

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.