Superfície Líquida - mostra fotográfica sobre surfe na Fauna Galeria - MISTURA URBANA

Superfície Líquida – mostra fotográfica sobre surfe na Fauna Galeria

A Fauna Galeria, espaço dedicado exclusivamente à fotografia contemporânea, apresenta a partir do dia 2 de junho a exposição Superfície Líquida, coletiva com os fotógrafos Klaus Mitteldorf, Bruno Alves, Demian Jacob, Peu Mello, Rafael Uzai e Roberto Moura. A mostra traz um panorama da fotografia de surfe no Brasil e fica em cartaz até 30 de junho.Com curadoria de Paula Rocha, “Superfície Líquida” tem como objetivo mostrar a evolução do surfe – enquanto esporte e lifestyle – no Brasil.

afdaabd8-63da-465a-83c3-1987057a7fe7
foto de Klaus Mitteldorf

Klaus Mitteldorf abre seu arquivo lendário e apresenta fotografias do surfe old school da década de 1970. Enquanto cursava arquitetura, em 1974, Mitteldorf se deparou com amigos surfistas e começou a fotografa-los. No ano seguinte, ele lançou “Terral”, o primeiro filme brasileiro sobre surfe e, a partir daí, passou a documentar o esporte – ainda pouco conhecido na época – e trocou a arquitetura pelo fotojornalismo. Assim começava a trajetória de um dos mais renomados nomes da fotografia de surfe que carrega, hoje, mais de 80 prêmios mundiais de fotografia.

639ce7b7-2681-4d0f-81e5-d1dced292f39
foto de Klaus Mitteldorf

O paulistano Bruno Alves é repórter fotográfico de povos, da natureza, da cultura, dos esportes e da aventura. Foi fundador e primeiro fotógrafo da premiada revista Fluir, veículo 100% dedicado à cobertura do surfe e ao longo de sua carreira passou por mais de 50 países. Em “Superfície Líquida” ele apresenta uma seleção com as imagens mais marcantes de seus quarenta anos de carreira.

O carioca Demian Jacob possui um trabalho direcionado à percepção de novas paisagens e à relação do homem com o espaço geográfico. A pesquisa do fotógrafo é baseada na busca de agentes transformadores na poesia de espaço, ou seja, que mostrem o espaço com um movimento dinâmico. Nesta mostra ele apresenta registros analógicos, feitos com Polaroid e Super8.

3acafc0c-bfb5-4947-b913-321e0b58e906
foto de Bruno Alves

O também carioca Peu Mello busca sua identidade artística no contraste do caos e da ordem e, como gosta de dizer, é adepto do improviso. Traça investigações em diversas linguagens, com desdobramentos na pintura, ilustração, fotografia e mobiliário. Munido de materiais variados como acrílica, látex, silk, giz, lápis, guache e café, ele explora as imperfeições e marcas das superfícies e apresentará uma instalação intuitiva no espaço da Fauna Galeria.

Já o artista carioca Rafael Uzai se inspira nas formas orgânicas de Burle Marx e no simbolismo de Oscar Niemeyer e busca fugir das simetrias, apresentando trabalhos que primam a qualidade orgânica. O diálogo com a natureza e o minimalismo são características marcantes em sua obra.

E Roberto Moura, natural do Rio de Janeiro, cidade que lhe inspirou a começar a fotografar, apresenta retratos feitos do surfe carioca e pelo mundo.

No decorrer do período expositivo da mostra, o público poderá conferir workshops e palestras com os fotógrafos e outros grandes nomes do surfe. As datas e horários do evento serão divulgados em breve.

2672cbc6-9bc5-4e2b-a274-1c5c5cce0c94
foto de Klaus Mitteldorf

Superfície Líquida, com Klaus Mitteldorf, Bruno Alves, Demian Jacob, Peu Mello e Rafael Uzai @Fauna Galeria
Abertura: 2 de junho, quinta-feira, a partir das 19h
Período expositivo: 2 de junho a 30 de junho
Endereço: Rua Tangará 132 – Vila Mariana
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados com horário marcado ([email protected])
Entrada livre e gratuita
Mais informações em www.faunagaleria.com.br

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com