Melhor Amigo do Refugiado - terapia com cães para refugiados de guerra - MISTURA URBANA

Melhor Amigo do Refugiado – terapia com cães para refugiados de guerra

O Brasil é um dos principais destinos de solicitantes de refúgio nas Américas, recebendo principalmente sírios, nigerianos, haitianos e angolanos. Com o propósito de oferecer acolhimento aos adultos, idosos e crianças que anualmente se deslocam para viver em outro país, o INATAA – Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais, ONG que promove o bem-estar através da Interação Assistida por Animais em clínicas, hospitais etc., realizou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo para um projeto piloto no país, o programa Melhor Amigo do Refugiado.

melhor amigo refugiado 1

Para promover a iniciativa, a campanha incentiva a tolerância e retrata como exemplo mundial o carinho que os cães podem dar a essas pessoas, independentemente de suas origens, reconectando emocionalmente indivíduos que passaram pelos traumas do deslocamento e perda de vínculos familiares e sociais.

O novo projeto de atendimentos do INATAA tem parceria da Casa de Passagem Terra Nova, equipamento de acolhimento social do Estado de São Paulo para solicitantes de refúgio, está sendo elaborado a várias mãos. De acordo com Cristiane Blanco, psicóloga e responsável técnica do INATAA, os cães voluntários ajudam a dar suporte emocional para essas pessoas na fase de adaptação a esta nova etapa da vida, na maioria das vezes longe de familiares e amigos, que ficaram nos seus países de origem. “Diferentemente do homem, o cão não tem preconceitos, não faz distinção de raça, nem de religião ou classe social“, afirma Cristiane.

Conheça mais do projeto Melhor Amigo Refugiado em www.inataa.org.br

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com