Exposição Santos da Rua traz obras que representam os principais ícones da Máfia italiana - MISTURA URBANA

Exposição Santos da Rua traz obras que representam os principais ícones da Máfia italiana

A infância nas ruas da Lapa em São Paulo, os valores ensinados pelo pai, suas verdades e sua concepção de conduta inspiraram o artista Douglas Xamã a criar a Exposição Santos da Rua, que contempla um conjunto de pinturas elaboradas com técnica mista sobre papel.

Com obras que representam os principais ícones da Máfia italiana, americana e russa, a exposição tem como objetivo revelar a relação do que se aprendia no asfalto com o comportamento fiel, o respeito velado e a ética própria, ainda que controversa, dos membros dessas organizações criminosas.

exposicao santos da rua

Com o nome da mostra, temos a seguinte premissa: ao mesmo tempo em que são considerados contraventores pela sociedade, os mafiosos sustentam a nomenclatura “santo” por possuírem valores como honra, respeito, disciplina e ética – atributos que Xamã aprendeu ao longo da vida. Assim, cabe a essas pessoas honrar seu grupo, ser um membro exemplar e de confiança, e não trair ou faltar com respeito à família. Mais do que arte, assuntos como política, conduta, história do século 20 e contracultura conduzem a exposição.

Desta forma, mais do que arte, assuntos como política, conduta, história do século 20 e contracultura conduzem a exposição.

Personagens das obras

Douglas Xamã retratou em suas obras tanto os membros reais da Máfia como ícones da ficção criminosa no cinema e na televisão. Um dos principais trabalhos traz Salvatore Lucania, mais conhecido como Lucky Luciano, representado na obra Money. É considerado o pai do crime organizado nos Estados Unidos por ter criado e dirigido a comissão da Máfia, formada pelas cinco famílias mais poderosas de Nova York.

Com a frase “perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes”, a obra Memória retrata o ator Viggo Mortensen na pele do mafioso russo Nikolai Luzhin, assim como mostrado no filme Senhores do Crime. Um dos maiores clássicos do cinema, O Poderoso Chefão também foi representado com a figura de Virgil Sollozzo, personagem fictício interpretado por Al Lattieri, assim como uma das séries mais renomadas da televisão americana, Família Soprano ,por meio do personagem Tony Soprano, interpretado pelo ator James Gandolfini.

exposicao santos da rua 2

O que: Exposição Santos da Rua

Quanto: Entrada gratuita

Onde:

Matilha Cultural – São Paulo
www.matilhacultural.com.br
Rua Rego Freitas, 542 – Centro
São Paulo
De 05/5 à 04/06
De terças à sextas.feiras das 12h às 21h
Sábados das 14h às 21h

Galeria Teix – Curitiba
www.estudioteix.blogspot.com
Alameda Augusto Stellfeld, 1581 – Centro
Curitiba
De 16/06 à 15/07
De segundas à sextas.feiras das 10h às 19h
Sábados das 10h às 16h

Galeria Ponto – Brasília
www.galeriaponto.com.br
SCRN 710/711 Bloco D Loja 23
Brasília
De 14/09 à 30/10
De segundas à sextas.feiras das 09h às 19h
Sábados das 14h às 18h

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com