Coletivos culturais ocupam e transformam galpão abandonado em Jundiaí - MISTURA URBANA

Coletivos culturais ocupam e transformam galpão abandonado em Jundiaí

IMG_7639

Grupos culturais de Jundiaí, cidade há 60 quilômetros de São Paulo, ocuparam na última sexta-feira um galpão abandonado há mais de 16 anos. A iniciativa partiu do coletivo Casa Colaborativa, que anunciou a ocupação através de um manifesto detalhado no Facebook.

Desde as seis horas da manhã do sábado um mutirão de limpeza e manutenção está transformando o espaço, antes empoeirado e repleto de entulho. Segundo vizinhos, que apoiaram a iniciativa, o espaço vinha causando preocupações pelo acúmulo de lixo e proliferação de insetos.

Outros grupos e coletivos da cidade e região já manifestaram apoio a Ocupa Colaborativa, contribuindo com o fluxo de pessoas que vêm para ajudar e deixar doações. Entre os principais materiais necessários estão telhas, tintas e até uma caixa d’água para a produção de uma cisterna.

Os ocupantes afirmam que a proposta é promover um espaço livre e autogestionado de criação artística, produção cultural e educação social, incentivando o compartilhamento de conhecimentos e ferramentas, além da viabilização do empreendedorismo cultural e criativo local. “Vivemos um momento de ressignificação dos espaços públicos”, lembram.

Até o momento não houve nenhuma manifestação do poder público ou interferência policial, e o grupo segue mobilizado, promovendo atividades e cuidando da manutenção do galpão.

A ocupação cultural promovida pelos coletivos reflete também a instabilidade do cenário político, que ameaça as conquistas obtidas no cenário de Cultura em todo o país.

A ocupação mantém ainda um canal no Telegram com atualizações constantes.

A Casa Colaborativa é um coletivo sem fins lucrativos de gestão cultural e mobilização social. Desde então, desenvolvemos nossas atividades em espaços alugados, buscando por ferramentas e processos que permitam a autogestão e a sustentabilidade econômica do projeto. Também atuamos em prol da construção coletiva de ações e políticas públicas que promovam a democratização cultural, o fomento à produção local e o estímulo às economias compartilhadas e às novas ferramentas de gestão cultural, além da produção cultural direta, através da realização de eventos com as mais diversas linguagens artísticas.

IMG_7648

IMG_9480

IMG_9570

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.