Artista urbano El Seed cria mural gigante em homenagem aos catadores de lixo do Cairo - MISTURA URBANA

Artista urbano El Seed cria mural gigante em homenagem aos catadores de lixo do Cairo

mural-gigante-Cairo-El-Seed-1

O artista de rua tunisiano El Seed criou recentemente um mural gigantesco em um bairro da cidade do Cairo no Egito, onde vivem a maior parte dos catadores de lixo. Conhecido por produzir obras anamórficas, o mural só consegue ser observado completamente de um ponto específico da Montanha de Mugattam.

A homenagem aos catadores de lixo, é porque segundo o artista, essa comunidade tem desenvolvido nas décadas passadas um sistema de reciclagem extremamente eficiente e rentável. Mas, muita gente, tem uma visão errada do bairro, e o vêem como um lugar sujo, desorganizado e marginalizado.

Sua arte faz um jogo de percepção e serve exatamente como uma metáfora para aquilo que é o objetivo do artista: explorar o nível do preconceito e julgamento errôneo. El Seed dedicou este mural – autofinanciado e sem o conhecimento do governo – a estes trabalhadores, utilizando as palavras do Santo Atanásio de Alexandria, que dizem: “Se alguém quiser ver a luz do sol, terá que limpar os olhos”.

El Seed é conhecido por mesclar a histórica caligrafia árabe com o estilo dos graffitis modernos, refletindo a sua vontade em explorar ambas as suas identidades culturais – francesa e árabe – numa só obra. Em 2013, a revista Condé Nast Traveler reconheceu o artista como um dos visionários do ano pela defesa do pacifismo e do progresso social através do seu trabalho.

Mais do artista aqui.

mural-gigante-Cairo-El-Seed-2

mural-gigante-Cairo-El-Seed-3

mural-gigante-Cairo-El-Seed-4

via

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.