Vem aí o Festival Gastronômico Latino! - MISTURA URBANA

Vem aí o Festival Gastronômico Latino!

Cozinha a Dois - ceviche
Cozinha a Dois – ceviche

Quem quiser apreciar as delícias da culinária latina já tem compromisso para o final de semana de 19 e 20 de março. Anote na agenda: Festival Gastronômico Latino, das 10h às 21h, no Memorial da América Latina. A entrada é gratuita e o acesso é muito fácil por transporte público (ponto de ônibus pertinho e a estação Barra Funda de metrô e trem a menos de cinco minutos), bike (ciclovia no canteiro central da Av. Auro Soares de Moura Andrade e bicicletário ao lado do portão 9) ou carro (estacionamentos pagos nos portões 4, 8 e 15).

O Brasil terá diversos representantes, dentro os quais a Socorro do Acarajé com o acarajé, baião de dois, moqueca de peixe, cuscuz de tapioca e cuscuz paulista, e a Pastelaria Erenito que levará caldo de cana e pastéis de 22cm e 28cm, com diversos recheios como carne com cheddar, queijo, palmito, e o novíssimo carne maluca (carne desfiada, pedaços de azeitona e queijo).

Da Argentina tem o Choripan, um lanche típico do país, feito com linguiça suína artesanal com pedaços de provolone e molho chimichurri, servido no pão caseiro. Ficou com água na boca? Passa na barraca Porcaria & Co. Mas tem outras variações do lanche na Dona Larica: pão de alho crocante, cheddar e purê. Da Venezuela vem a Cachapa, massa de milho verde integral, assada na chapa de ferro e recheada com queijo fresco e carnes, que pode ser encontrada no Oh! Que Bueno.

Tem muita coisa gostosa na Bolívia. O Rincon Doña Flora oferece salteñas (empanadas bolivianas) nos sabores carne e frango, pukakapas de queijo, coentro e cebola, sanduíches de Chorizo (lingüiça artesanal de pernil com salsa e pimenta, servidas no pão de sal) e Chorizo no prato (lingüiça artesanal de pernil, servida com mote – milho boliviano cozido- sal e pimenta). No La Cholita poderão ser encontrados o Chincharron (costelinha de porco marinada em temperos bolivianos com batatas rústicas e pimenta com hortelã), sanduíche de chola (pernil marinado na cerveja, assado por sete horas, com salsa criolla e pimenta com hortelã) e Chicha Morada, refresco artesanal de origem andina que leva milho roxo, abacaxi, canela, cravo e maçã), entre outras opções. Na Los Caporales Delivery as novidades ficam por conta das salteñas de carne seca com ovo de codorna, Romeu e Julieta e Chocolate, e das opções veganas – escarola, brócolis, palmito e legumes.

Bar do  seu Zé - empanadas - crédito Divulgação
Bar do seu Zé – empanadas – crédito Divulgação
Mexicano Loko Food Truck - tacos e nachos - crédito Divulgação
Mexicano Loko Food Truck – tacos e nachos – crédito Divulgação

As empanadas dos vizinhos chilenos estarão no Bar do seu Zé, na Doña Luz Empanadas que também oferece pastel de choclo, torta Mil Hojas, e os drinques típicos do país, Pisco Sour e Terremoto. Gosta de ceviche? A iguaria peruana poderá ser encontrada na Cozinha a Dois (peixe branco, cebola roxa, leite de coco, coentro e suco de limão) e no Salga SP, em duas variações: ceviche clássico de namorado e mango ceviche. Subindo para a América do Norte, temos o México e sua gastronomia peculiar. No Mexicano Loco Food Truck tem burritos, tacos, quesadillas, nachos e chilli loko, e combos que misturam alguns desses quitutes. Na La Mexicana o cardápio inclui flautas de carne e frango, burritos, nachos com guacamole e feijão, quesadillas.

E ainda tem a criatividade brasileira para latinizar alguns pratos. Na Olha a Pizza, a conhecida pizza ganha sabores como mexicana (carne moída, pimentão e doritos), peruana (atum e mozarela), argentina (mozarela e alho frito), chilena (peperoni). No Oh! Que Bueno os hambúrgueres são mexicanos (hambúrguer defumado, cheddar, vinagrete mexicano e molho jalapeño defumado) e cubano (hambúrguer temperado, cheddar, aros de cebola com páprica, molho de redução de laranja com especiarias e batata palha caseira). O crepe francês ganhou recheio de guacamole na Yuki no Kakigori. O hot dog latino da Me Chame de Lu é elaborado com salsicha assada na chapa, maionese de azeitonas, pimenta americana laminada, vinagrete picante, presunto, queijo cheddar e abacate, podendo ainda ter chilli, servido em mini baguetes.

O Festival Gastronômico Latino acontece simultaneamente ao 3º Festival de Cerveja Artesanal e ao Mercado de Criadores. Todos os eventos são realização da Art Shine Promoções e Eventos e têm apoio cultural da Fundação Memoria da América Latinal, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Serviço

Festival Gastronômico Latino – Entrada gratuita
https://www.facebook.com/events/974455995981521/
Data: 19 e 20 de março
Horário: das 10h às 21h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Estacionamento: Portões 4, 8 e 15 (pago)
Bicicletário: ao lado do portão 9

Doña Luz Empanadas - pastel de choclo
Doña Luz Empanadas – pastel de choclo

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.