O artista urbano BLU está apagando todos os seus murais na Bolonha - MISTURA URBANA

O artista urbano BLU está apagando todos os seus murais na Bolonha

blu-bolonha-6-652x433

Enquanto uns vão às ruas e outros tiram as roupas para protestar, uns apagam arte. Como é o caso do artista urbano BLU que está apagando todos os seus murais em Bolonha na Itália para manifestar sua opinião contra os ricos e pessoas que tomam a arte para si, e dessa forma, oprimem os artistas, a liberdade de expressão.

A cidade de Bolonha taxou o graffiti como vandalismo, oprimiu a cultura de rua e agora quer tomar conta e ganhar dinheiro as custas dos artistas, disponibilizando um tour guiado entre as obras de vários artistas de rua que tornam os imóveis para venda ainda mais caros. Com a ajuda de seus amigos do coletivo Crash e voluntários, o Blu está apagando um a um todos os seus murais. Algumas obras estão lá há mais de 20 anos.

A atitude do artista nasceu com a polêmica exposição “Street Art: Banksy & Co. – L´Arte allo Stato Urbano”, com abertura no próximo dia 18, que irá contar a evolução da arte de rua na Bolonha pelo professor Fabio Roversi-Monaco, presidente da Genus Bononiae, e mais um grupo de pessoas que trabalha na fundação. Remover toda sua arte, que estaria no roteiro de visitas desta exposição, faz com que a importância e trabalho da curadoria do evento, perca sua força. E faz todo o sentido. Afinal, a arte de Blu é completamente anti-estatal, anti-bancos, anti-capitalista.

Certa ocasião em Berlim, ele fez o mesmo quando percebeu que corretores imobiliários usavam suas obras para vender condomínios. Ele escreveu em seu site: “Em Bolonha, não há mais Blu, e não haverá enquanto tiver especulação magnata [em arte de rua]. Para confirmações ou reclamações, você sabe quem contatar”.

Mais do artista aqui.

blu-bolonha-2-652x433

blu-bolonha-3-652x433

blu-bolonha-4-652x433

blu-bolonha-5-652x433

blu-bolonha-7-652x433

blu-bolonha-8-652x433

blu-bolonha-652x433

via

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.