GRUPO OPNI: grafiteiros homenageiam mulheres negras pelos muros do mundo - MISTURA URBANA

GRUPO OPNI: grafiteiros homenageiam mulheres negras pelos muros do mundo

O Grupo Opni é formado por grafiteiros da zona leste de São Paulo, que tem a periferia como principal fonte de inspiração e retratar ou incluir mulheres negras nos trabalhos já é uma característica nos trabalhos do grupo.

Em suas obras, os artistas retratam a beleza da mulher negra, colocando em evidência os traços afro e cabelos crespos. As homenagens estão expostas ao ar livre, em muros pelas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e New Orleans.

Há 18 anos, o grupo OPNI desenvolve ações que promovem diálogo sobre o direito a cidade, utilizando o território como espaço para articulação de ideias, estratégias e desenvolvimento humano. Por meio da reprodução de situações cotidianas, nasce o protesto, mas também novas propostas. Sob a ótica de quem já vivenciou a exclusão de direitos, o Grupo OPNI insere em sua arte, um exercício de reflexão que exalta a disseminação do autoconhecimento, educação e empreendedorismo como meios de transformação. Entre os principais projetos do coletivo está a Galeria a Céu Aberto, um museu de graffiti localizado no bairro Vila Flávia, que já reúne mais de 200 intervenções assinadas por artistas do Brasil e do mundo.

“Pintamos mulheres negras, porque na comunidade onde vivemos, elas são maioria e sempre foram exemplo e inspiração, desde nossas mães até todas as outras, que são o grande alicerce de muitos lares. No entanto, nosso desejo não é fortalecer esse estereótipo da mulher forte, mas denunciar a carência de oportunidades iguais para elas.” comentou Val, um dos fundadores do grupo.

Confira abaixo algumas das obras criadas por eles e clique AQUI para ir pro site oficial.

Grupo Opni participa do 45 edicão do New Orleans Jazz and Heritage Festival, 2014.
Grupo Opni participa do 45 edicão do New Orleans Jazz and Heritage Festival, 2014.

Avenida-23-de-Maio-Sao-Paulo

Barra-Funda-Sao-Paulo-Grupo-Opni-_Grafiteira-Panmela-Castro

Galeria-a-Ceu-Aberto-Vila-Flavia-Sao-Paulo

Grajau-Sao-Paulo

Grupo-Opni-_grafiteira-Panmela-Castro-Nova-York-EUA

Hospital-Municipal-do-Rio-de-Janeiro

Jacarei-Rio-de-Janeiro

Jardim-Sao-Bento-Sao-Paulo

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com