Órgão do Mar de Zadar : o instrumento que é alimentado pelas ondas - MISTURA URBANA

Órgão do Mar de Zadar : o instrumento que é alimentado pelas ondas

orgao_mar_Zadar_01

Que a natureza é perfeita nós sabemos, mas quando se alia à ela a inteligência do homem, é possível efeitos incríveis, como o “Órgão do Mar” de Zadar, na Croácia que é um instrumento musical composto por um sistema de tubos e dutos que tocam música a medida que as ondas do mar Adriático vão e vem. São 35 tubos ligados ao flanco de um canal central, onde cada tubo do órgão é soprado por uma coluna de ar, que assim movida pelas ondas e através de um tubo plástico imerso no ar dão o efeito.

A história conta que tudo começou no final da Segunda Guerra Mundial, onde praticamente tudo foi quase que completamente destruído, e nos anos seguintes, muitos de seus marcos foram reconstruídos com blocos de concreto. Para restaurá-la, as autoridades locais convidaram o arquiteto Nikola Bašić, que, inspirado no hydraulis (órgão d’água), um instrumento construído pelos gregos antigos que usava água para impelir o ar através de tubos afinados, projetou e gerenciou a construção do Órgão do Mar, ou Morske Orgulje.

orgao_mar_Zadar_02

São ao todo sete tubos, que diferem de seus comprimentos, diâmetros e tons, que são determinados conforme as ondas forçam o ar através deles. Dizem que o efeito do instrumento é hipnótico, e o som da música e sua intensidade variam de acordo com as condições metereológicas ou se há movimento de um barco por exemplo.

O Órgão do Mar foi inaugurado em Abril de 2005, e desde então se tornou uma das principais atrações de Zadar.

orgao_mar_Zadar_03

via

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.