Ônibus na Austrália é movido a energia solar, tem wi-fi e ainda é gratuito - MISTURA URBANA

Ônibus na Austrália é movido a energia solar, tem wi-fi e ainda é gratuito

DSCF0233

Gostamos de inovações do bem e de utilidades para a população não é mesmo? Circulando pelas ruas de Adelaide na Austrália, o Tindo, que num dialeto aborígene quer dizer “sol” não possui motor a combustão, já evitou a queima de 14 mil litros de diesel desde que começou em fevereiro, percorrendo mais de 60 mil quilômetros. Ele ainda oferece diversas facilidades como ar condicionado, wi-fi, não cobra tarifa, e ainda é o primeiro do mundo a ser totalmente abastecido por energia solar.

Seus recursos são obtidos através de paineis fotovoltaicos da rede pública estatal. O ônibus tem capacidade para 40 passageiros sentados e faz parte da frota da Adelaide Connector Bus, uma das maiores companhias de transporte público da cidade australiana, que tomou a iniciativa de reduzir suas emissões de carbono. Como não há gastos com energia elétrica e nem combustíveis, a tarifa zero é garantida a todos os passageiros do Tindo – uma atrativa solução para o transporte coletivo nos grandes centros urbanos.

f5bf14420b

O ônibus é fabricado por neozelandeses e incorpora a energia solar disponível na rede. Com peças importadas, o Tindo é silencioso e não possui motor de combustão convencional. Uma das estratégias adotadas a fim de melhorar o aproveitamento de energia do veículo é um sistema de frenagem regenerativa, a qual transforma o impacto dos freios em força, economizando mais de 30% do consumo total de energia do ônibus.

TINDO – over 60000 km with solar power from NIKOLA on Vimeo.

via
Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.