Ladeira do Castro: uma galeria a céu aberto surge no Centro do Rio - MISTURA URBANA

Ladeira do Castro: uma galeria a céu aberto surge no Centro do Rio

A Ladeira do Castro é uma das rua que ligam dois importantes pólos turísticos do Rio de Janeiro: a Lapa e Santa Teresa. Através do projeto idealizado pelo artista plástico Fernando Sawaya, conhecido como Cazé, ela vem se transformando em uma galeria a céu aberto bem no centro da cidade.

Em novembro de 2015, Cazé começou a levar a arte para o local, até então apenas um beco estreito e escondido. Quando o artista iniciou o primeiro mural de graffiti na ladeira, enxergou o potencial do lugar ser um grande corredor cultural que, consequentemente, promoveria benefícios para os moradores, embelezando as casas, transformando paredes cinzas e descascadas em paredes vivas, coloridas e alegres.

Fazendo um diálogo com a cidade, Cazé passou a acompanhar a Ladeira do Castro todos os dias, convidar artistas e negociar com os moradores da região a liberação dos espaços – ambos precisam estar engajados no projeto. Por ali já passaram mais de 32 artistas como Memi, Tarm, Criz, Marcelo Eco, Aiog, Efixis, Cast, Snc e 8-bitch project, além do próprio Cazé. Sendo esse apenas o começo, pois o projeto segue em andamento e recebe cada dia mais arte em seus muros.

caze

Observamos no noticiário e no próprio cotidiano que a segurança pública está ineficiente nessa ladeira. A insegurança não afeta apenas os moradores da região, mas também os turistas e transeuntes que circulam em busca de entretenimento, trabalho, educação e cultura“, comenta Cazé.

A iniciativa tem o apoio de Fabio Ema, renomado grafiteiro da região metropolitana do Rio de Janeiro à frente da FAC (Fábrica de Arte e Cidadania), ONG que também atua na Lapa. Outros apoios importantes são do Rio Street Art Tour e do Yelp, que realizam tours de street art no local e nas adjacências, além de Luciana Vasconcellos, produtora cultural, que produziu o projeto e do 8-bitch project.

Afim de ampliar o seu impacto positivo na sociedade, a Ladeira do Castro movimenta a rua espontaneamente, atraindo muitos turistas e mudando o cotidiano das pessoas que moram no local.

Saiba mais sobre o projeto na página do Facebook e se estiver na cidade maravilhosa, não deixe de dar um confere no local: https://www.facebook.com/ladeiradocastro

Tarm_

by Cast
by Cast

10006090_1719827041571698_8972830969088432600_o

Guilherme Memi_

12669627_1714938942060508_6468301747655949282_n

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com