Em uma escola da Suíça as aulas acontecem ao ar livre no meio da floresta - MISTURA URBANA

Em uma escola da Suíça as aulas acontecem ao ar livre no meio da floresta

conheca-escola-de-educacao-infantil-totalmente-ar-livre-faca-sol-neve-e1453995187193

No cenário não há cadeiras, não há mesas nem lousa. Ao invés disso, árvores, plantas e muito verde. É assim que algumas escolas da Suíça estão fazendo as crianças aprender, em contato com a natureza, onde podem brincar, interagir e tirar lições de sobrevivência, onde aprendem a fazer fogueira e a cortar madeira. A proposta é chamada de “Jardim da infância na floresta” – (Forest Kindergarten)

São crianças a partir de 3 ou 4 anos de idade que saem das escolas tradicionais e aprendem um pouco mais na escola da vida. São escolas públicas que promovem o aprender ao ar livre. Todos, alunos e professores se sentam no chão, inclusive no inverno para fazerem dinâmicas e promover um ensino alternativo, saudável e mais natural.

Os pais e professores que trabalham nestas escolas garantem que as crianças adoram e que elas são normalmente mais saudáveis do que aquelas que ficam fechadas nas salas de aula convencionais. A proposta do aprendizado ao ar livre é usar os elementos e os desafios da natureza para ensinar os conceitos das matérias tradicionais ao currículo. Ao invés de brinquedos de plástico e materiais escolares, são as folhas, os troncos e a lama que servem de inspiração para a criatividade dos pequenos aprendizes.

upside-down-in-ropes

Todas estas experiências são a base para a leitura, para o aprendizado de conceitos matemáticos, para conhecimentos de física e biologia e para o desenvolvimento de habilidades para a vida. Um estudo de 2003 da Universidade de Fribourg na Suíça comparou as habilidades das crianças que estudavam nas escolas florestais com aquelas das escolas tradicionais.

Conclusão: as crianças das escolas florestais tinham uma performance parecida em termos de coordenação motora fina, mas eram muitos mais desenvolvidas em coordenação motora global. Além disso, elas eram mais criativas e capazes de resolver problemas com maior facilidade.

As vantagens do aprendizado ao ar livre são inúmeras: ele aumenta a auto estima, promove a colaboração, a resiliência, a empatia, a observação e a interação entre crianças de diferentes idades.

Play no trailer do documentário “School’s Out: Lessons From a Forest Kindergarten” inspirado na iniciativa:

School's Out: Lessons from a Forest Kindergarten from Rona Richter on Vimeo.

By U.S. director Lisa Molomot and producer Rona Richter. With animations by multimedia designer Ingeborg Dena Faber.
English language.

via

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.