Gerda Wegener e sua arte erótica lésbica - MISTURA URBANA

Gerda Wegener e sua arte erótica lésbica

Recentemente tem sido seu primeiro marido que tem ganhado a atenção do grande público. Gerda Wegener, foi casada com Einar Wegener, pintor dinamarques e primeira pessoa do mundo a fazer uma cirurgia para mudança de sexo, tornando-se então Lili Elbe. Sua história foi retratada no filme indicado ao Oscar, A Garota Dinamarquesa (vale a pena assistir, embora a história tenha sido obviamente romantizada naquele estilo Hollywood deixando MUITO da vida de ambos, e principalmente de Gerda de fora)

Ambos foram pintores mas só Gerda Wegener continuou pintando até sua morte, em 1940. E é de seu trabalho que vamos falar aqui.

46591-gerda-wegener-1917-mythology-kingdom-of-neptune-mermaid-siren-hprints-com

Começou sua carreira como ilustradora em revistas de moda e uma de suas pinturas mais famosas era de uma mulher com um cabelo de corte chanel, lábios cheios e olhos castanhos. O que poucos souberam na época era que a modelo da foto era, na verdade, seu marido Einar, que posava para Gerda vestido de mulher. Após a história espalhar-se por Copenhague, Gerda e Einar mudaram-se para Paris, onde Einar viveu abertamente como Lili e Gerda como lésbica.

É nesta época que o trabalho de Gerda começa a tornar-se cada vez mais “arriscado” e ela começa a ser reconhecida por sua arte erótica lésbica. Suas pinturas foram mostradas em exposições controversas, que geraram revolta em muitas pessoas. Apesar de tudo, Gerda tornou-se uma artista famosa na França e na Dinamarca.

Lili Elbe (ex Einar Wegener) e Gerda, tiveram seu casamento anulado pelo rei da Dinamarca, ao descobrir que Einar tinha feito a mudança de sexo e Gerda casou-se com o italiano Fernando Porta. Com a morte de Lili, após uma segunda cirurgia em que tentaram implantar um útero nela, diz-se que Gerda nunca superou o ocorrido.

Gerda passou os últimos anos de sua vida isolada na Dinamarca. De pintura de sucesso passou a vender cartões postais pintados a mão, até que em 1940 morreu sozinha e quase anônima.

Confira abaixo alguns de seus trabalhos.

GERDA WEGENER

GERDA WEGENER1

GERDA WEGENER2

GERDA WEGENER5

GERDA WEGENER22

GERDA WEGENER23

GERDA WEGENER66

GERDA WEGENER456

GERDA WEGENER567

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com