Projeto Transformações ocupa o MIS em SP - MISTURA URBANA

Projeto Transformações ocupa o MIS em SP

fgd

O Museu da Imagem e do Som (MIS) vai receber, entre os dias 2 e 16 de dezembro, o Projeto Transformações – mostra que faz uma reflexão sobre o papel das artes no desenvolvimento, na revitalização e na economia de regiões periféricas. O projeto foi implementado no distrito do Grajaú (Zona Sul de São Paulo) no segundo semestre de 2014. Em um ano de funcionamento, o Transformações – Arte Urbana e Cidadania levou à região murais de artistas urbanos de diversas regiões e do próprio Grajaú, reconhecidos no Brasil e no mundo, oficinas de arte e empreendedorismo e uniu a comunidade em torno das potencialidades locais como força motor para o desenvolvimento.

17072012-IMG_3678

A intervenção que acontece no MIS documenta e descreve todo esse processo. Os visitantes terão a possibilidade de conhecer os painéis e outras linguagens artísticas que foram realizadas no Grajaú. Haverá exposição de obras dos artistas que fizeram parte do projeto. As peças irão a leilão posteriormente e parte da arrecadação será destinada à comunidade do bairro. Dividida em três blocos, a exposição vai contar também com fotografias das atividades do projeto, esculturas de papier mâché em grande formato, painéis xilográficos distribuídos pelo jardim do museu e uma instalação multimídia, de autoria dos coletivos Garapa e Estúdio Laborg e com cenografia da Fire Flux.

Enriquecem a iniciativa workshops gratuitos de diversas linguagens artísticas, como xilogravura, stencil e papier mâché. Todas as técnicas já foram tema de oficinas para a população do Grajaú dentro do projeto Transformações. Será realizada também uma mesa redonda sobre economia criativa com participação de Isabella Prata (Escola São Paulo), Marcelo Beraldo (Grupo Vegas), Frederico Plass Rizzo (Broota – plataforma virtual), entre outros. Além disso, será lançado durante a mostra um livro sobre a atuação do projeto. A publicação conta com prefácio do historiador e critico de arte João J. Spinelli. A mostra estará aberta ao público a partir de 2 de dezembro, às 18 horas, com entrada franca.

bruno_mitih_©_ofici_those_8599

A curadoria da exposição é da artista Carola Trimano e o projeto expográfico é de Nelson Maldonado. Ambos estiveram à frente das oficinas que ocorreram no Grajaú. A idealização do Transformações – Arte Urbana e Cidadania é da Pássaro de Papel e da Via das Artes. O patrocínioé da Atento e a coordenação executiva é da Via das Artes.

SERVIÇO:
Transformações no Museu da Imagem e do Som
Data: de 2 a 16 de dezembro
Terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com