Mostra de arte em máquinas de café acontece em SP até sábado - MISTURA URBANA

Mostra de arte em máquinas de café acontece em SP até sábado

IMG_2952

Artistas de renome nos cenários nacional e internacional que expressam sua produção retratando questões sociais, culturais, comportamentos, abstrações e realidades do mundo atual trocaram telas, quadros e muros por uma nova plataforma de criação: máquinas de café para cápsulas da Linha Utam Uno. Ao todo são 15 artistas que usaram a inspiração para customizar as máquinas Utam Uno, produto do Grupo UTAM, empresa 100% nacional. A mostra de arte Inspire-se, Expresse-se, Compartilhe ficará exposta na DecorArt Club, em São Paulo, de 26 a 29 de novembro. A vernissage acontece nesta quinta-feira (26), às 19h e o leilão das máquinas em prol do GRAACC/SP (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), às 21 horas. A mostra pode ser visitada até o próximo sábado. A DecoArtClub fica em Moema, na Rua Canário, 1318.

A exposição marca o encerramento das comemorações de 45 anos do Grupo Utam, que encontrou na mostra uma forma de celebrar sua trajetória. O trabalho de customização apresenta produções artísticas diferenciadas, com traços e influências de cada artista participante. São eles: Tito Ferrara, Elvis Mourão, Telma Góes, Marcos Fajardo, Claudio Takita, Inês Moretti, Marina Reis, Andre Netto, Carlinhos Muller, Marlon Beraldo, Flammarion Vieira, Marcelo Hardt, Regianne Aguillar, Izabel Litieri e CH Faria.

O resultado é bastante inusitado, com criações para todos os tipos de apreciadores de arte. Quem visitar o espaço vai poder encontrar produções artísticas em diversas texturas, elementos e temas. Há máquinas customizadas com técnicas distintas como obra acrílica sobre tela, grafite, desenhos, misturas de nanquim, colagem, pontilhismo e ainda outros estilos.

Tito Ferrara, um dos artistas da mostra, trouxe para uma das máquinas de café o seu traçado forte e influenciado pelo grafite. O artista é conhecido por obras de grande formato que são facilmente identificadas pelas ruas de São Paulo, Toronto, Barcelona e Amsterdã. “A imagem que coloquei na máquina de café foi uma tela criada exclusivamente para a exposição Believe in your Dreams – Despertar Onírico. ”A mostra citada revela, por detrás do retrato, o sonho. O rosto é uma armadura, um esconderijo dos segredos que suspiram pela tela. Mas, é na ausência da pupila que Tito faz um delicioso convite para que o observador mergulhe na alma feminina e tente desvendar seus mais secretos desejos.

O artista aprovou a ideia de unir arte em design de máquinas de café. “Acredito que estamos caminhando para tempos em que cada vez mais queremos ser únicos, exclusivos. Queremos mais que um design funcional – buscamos um design também estético”, comenta. Ele destaca que nessa onda de estética e exclusividade, grandes marcas, assim como a UTAM, estão colocando seus produtos à disposição de artistas para uma nova roupagem. “Eu como um artista urbano e um consumidor assíduo de café, acho demais essa união. Como se pudesse de alguma forma trazer um pouco da arte das ruas para dentro de casa”, revela.

IMG_3026

Já o artista gaúcho, Flammarion Vieira, trouxe sua veia de inspiração apoiada no processo assemblage, que recria histórias de momentos, locais e personagens que manifestam o conceito materializado na diversidade de materiais exclusivos, como joias, caixas, quadros em 3D – levando inclusive o conceito joia-objeto (quadro e joia). Seu trabalho já percorreu boa parte da Europa e revela a arte contemporânea, com bastante autenticidade. A máquina criada por ele foi inspirada nos jardins de Maria Antonieta no Palácio de Versailles, em Paris. “Uso em meu trabalho cotidiano a técnica de assemblage e atualmente a assemblage digital, criando um mundo onírico e fantasioso”, comenta.

Flammarion analisa que a sofisticação que o café conquistou no mercado e a exigência dos apreciadores para um bom café, têm estimulado empresas como a Utam para fazerem uma associação entre a arte da apreciação e a arte das máquinas. “Com este tipo de iniciativa, as máquinas são transformadas em um objeto de arte e podem decorar qualquer lugar, desde a cozinha, sala ou o cantinho do café num escritório”, diz.

Natural de São Paulo, capital, a artista Izabel Litieri, conhecida como “a artista do povo”, por incentivar a arte para todos, é hoje uma das principais representantes da técnica do pontilhismo no país e também participa da mostra. A paulistana já acumula várias exposições no Brasil e também no exterior e trouxe para o espaço da DecoArtClub duas obras: Lembrança do Colorido de Gramado e Jardim da Austrália. As duas criações revelam o gosto da artista em representar a natureza e suas belezas. “Considero essa uma grande oportunidade para mostrar a arte para as pessoas. Através dela podemos ampliar nossa consciência e contemplar a vida sensibilizando nossos sentidos, através do belo. Esse projeto ainda une o momento de um cafezinho – hábito tradicional que remete aconchego e grandes ideias”, destaca.

Segundo Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo UTAM, a empresa optou por encerrar as atividades comemorativas dos seus 45 anos unindo a ação social e arte, pois sempre teve como missão apoiar estes dois importantes pilares. “Para nosso grupo, é uma honra encerrar as comemorações dos nossos 45 anos, conquistando o apoio de 15 renomados artistas para juntos realizarmos este grande evento em prol de uma instituição respeitada como o GRAACC”.

Durante a vernissage, que ocorre no dia 26 de novembro, será promovido um leilão das máquinas personalizadas pelos artistas e toda a renda será revertida para o GRAACC São Paulo: “Escolhemos esta instituição pela admiração que temos ao trabalho sério e humanizado que prestam diariamente a milhares de crianças e adolescentes”, aponta a executiva.

Estações de Patrícia Varga
Além da exibição das máquinas customizadas, a mostra Inspire-se, Expresse-se, Compartilhe também conta com o trabalho da artista plástica Patrícia Varga, sócia proprietária da DecoArtClub. Ela produziu quatro painéis, com 1,30 m de comprimento por 1,60 m de altura (cada) que contam a história do café e do processo de produção da bebida, desde o plantio até o produto final – no caso cápsulas monodoses da linha Utam Uno.

Para construir as peças, a artista utilizou diversos elementos relacionados à bebida, como pé de café, borra, grãos, cápsulas de café monodoses e outros elementos variados. Os painéis estão dispostos em ordem cronológica de acordo com o processo de produção do café. O primeiro leva o nome Do plantio à colheita, o segundo Da colheita à torra, o terceiro Da moagem ao preparo e o último é uma Homenagem à Café Utam, pelos 45 anos da empresa.

Para a artista, o maior desafio foi trabalhar com um tema e materiais tão diferentes de sua realidade. “Foi instigante e muito agradável. Não sou expert em café, por isso tive que pesquisar, estudar e aumentar minha proximidade com esse universo para conseguir passar a mensagem que gostaria com as peças”, revela Patrícia.

Natural de São Paulo, Patrícia Varga tem sua história ligada à arte desde pequena. Quando criança gostava de fazer atividades como desenhos, artesanato e colagens e não teve dúvida quando decidiu que carreira seguir. Apesar de ter iniciado seus estudos acadêmicos em artes plásticas, tem como maior fonte de aprendizado a curiosidade e o acompanhamento de outras obras e artistas.

Segundo a artista plástica, seu maior prazer é trabalhar buscando sempre fugir do tradicional e produzir trabalhos inusitados e ousados. Esse gosto pelo incomum acabou despertando seu interesse pela arte francesa, que consiste em uma técnica de sobreposição de gravuras recortadas e coladas em perspectiva. A técnica é pouco conhecida no Brasil e Patrícia Varga é uma das pioneiras nesse tipo de trabalho.

A DecoArt Club tem parceria com o Grupo UTAM desde sua criação, oferecendo a linha Utam Uno para o seu público. Além disto, também já apoiava os projetos do GRAACC. “Essa sinergia foi fundamental para a escolha do espaço onde será realizada esta grande mostra com propósito de arrecadar fundos para o GRAACC SP”, comenta a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Serviço

O que: Mostra de arte Inspire-se, Expresse-se, Compartilhe
Quando: 26 a 28 de novembro/2015 – com visitação gratuita
26/11 – 19h – Vernissage
26/11 – 21h – Leilão em prol do Graac/SP
OBS: Confira programação completa do evento no link:
http://www.utamuno.com.br/evento/programacao
Onde: DecoArt Club/ SP
Endereço: R. Canário, 1318 – Moema (São Paulo/SP)
Tel: (11) 2619 0057
Horário de funcionamento da galeria – terças às sextas-feiras das 10h às 20h. Sábados das 11h às 18h.

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.