Grupo Esparrama comemora dois anos na janela com temporada especial - MISTURA URBANA

Grupo Esparrama comemora dois anos na janela com temporada especial

940A3012

No dia 17 de novembro de 2013, o Grupo Esparrama abria pela primeira vez a sua janela, e estreava o seu espetáculo, criado especialmente para esse espaço. Com uma intervenção cênica realizada na janela de um apartamento em frente ao Minhocão, o grupo convidava o público passante para se aproximar e assistir a um inusitado espetáculo, a cerca de dez metros de distância, se acomodando nesse viaduto, que aos domingos é fechado para os carros e aberto para que a população ocupe de diversas formas. Nesse dia estreava o espetáculo Esparrama pela Janela, com a idéia inicial de surpreender o público passante e frequentador do Minhocão, com pílulas de arte e bom humor, ressignificando esse espaço público, transformando-o em um local de convívio com a arte.

Com cerca de trinta pessoas na platéia o espetáculo foi apresentado pela primeira vez e iniciou uma jornada de apresentações de forma independente, permitindo ao grupo experimentar essa nova possibilidade do fazer teatral. Ao longo das apresentações, pessoas de outros bairros e até outras cidades foram se aproximando, e engrossando o coro, fazendo com que essa ocupação se tornasse mais forte e mais potente. Atraindo os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e da população, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu projeto na janela, e, ainda com o projeto sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

940A2833

Em 2014 o programa Rumos Itaú Cultural selecionou 101 projetos, dentro de um universo de mais de 15 mil inscritos, e o Grupo Esparrama foi então contemplado com seu primeiro programa de patrocínio. Em janeiro de 2015, nascia o projeto Janelas do Minhocão, explorando de diversas formas as potencialidades desta janela que beira o Elevado Costa e Silva no centro de São Paulo.

O projeto começou com seis linguagens artísticas diferentes sendo apresentadas. Com a ação Esparrama Amigos pela Janela, parceiros de diversas linguagens artísticas, foram convidados para lançarem novos olhares e perspectivas sobre a mesma janela. Já na estreia, a ação reuniu cerca de 150 pessoas, que mesmo embaixo de uma forte chuva, permaneceram no Elevado e assistiram ao primeiro grupo convidado, a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (teatro de animação e de bonecos). A temporada foi seguida pelo Grupo Zumb.boys (dança), Sissy Eiko (fotografia), Ronaldo Aguiar (circo), Ester Freire (música) e Raul Zito (artes plásticas), cada um com sua intervenção específica, criada para a janela do Esparrama. Esta ação ainda articulou os Ciclos de Conversas no Minhocão entre os ‘amigos’ convidados e o público, com um bate-papo sobre a relação entre Arte e Cidade.

O projeto seguiu ainda com uma pequena temporada do espetáculo Esparrama pela Janela e culminou na criação de um novo espetáculo, chamado Minhoca na Cabeça, que extrapolou os limites da janela e literalmente ocupou o Minhocão, chegando a reunir 1200 pessoas em uma única apresentação. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola e Renato Ribeiro, integrantes da Trupe DuNavô, e Vinicius Ramos.

UM NOVO PRÊMIO PARA A JANELA

No ano passado, foi criado um novo prêmio para a produção e o desenvolvimento das artes cênicas em São Paulo, o Prêmio Zé Renato. Esta nova modalidade de apoio homenageia o diretor teatral paulistano José Renato Pécora (1926 – 2011), ator formado na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), dramaturgo e diretor, que tem em seu legado dentro e fora dos palcos, a idealização e fundação do Teatro de Arena e a direção de um das maiores expoentes do teatro brasileiro, a montagem de “Eles não usam black-tie”. Já na segunda edição deste novo prêmio, o Grupo Esparrama foi contemplado com a proposta que prevê três temporadas de apresentações. A primeira, finalizada em Outubro, trouxe novamente para a janela o consagrado espetáculo Esparrama pela Janela.

A segunda temporada marca uma grande comemoração do grupo, que atinge os dois anos de apresentações na janela e promete surpreender os moradores da região, com apresentações também aos sábados, aproveitando que este ano foi mudado o horário de abertura do Elevado Costa e Silva para os pedestres e fechamento para os carros.

Dessa forma o grupo pretende, além de dar continuidade, ampliar para o sábado este espaço democrático e gratuito de fruição da arte, que, pelo seu caráter despretensioso e inusitado, tornou o Minhocão convidativo para a população vizinha e também para centenas de pessoas que até então não conheciam as outras possibilidades de uso do viaduto.
Junto com o público, o Grupo Esparrama quer reafirmar a apropriação e utilização desse espaço como um local permanente de convívio com a arte, atuando também como forma de transformação social. “Pretendemos continuar transformando, trocando experiências e acima de tudo crescendo com essa troca! Ouvir, aprender e quem sabe multiplicar ações que modifiquem a vida dos moradores da região para melhor!”, diz Iarlei Rangel, diretor do Grupo Esparrama.

Para a temporada de aniversário, o Grupo Esparrama apresenta o seu espetáculo Esparrama pela Janela aos sábados e Minhoca na Cabeça aos domingos, sempre às 16h30, com exceção do dia 14 de novembro, quando não haverá apresentação.

GRUPO ESPARRAMA E SUAS JANELAS

Criado em 2012, o Grupo Esparrama, formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.)

Como resultado de suas primeiras parcerias foi concebido, no final de 2012, junto com a maestrina Ester Freire, o espetáculo 2POR4 que participou do SESC FESTCLOWN 2014 – Festival Internacional de Palhaços realizado pelo SESC Brasília; foi selecionado pelo Edital Viagem Teatral SESI nas edições de 2013 e 2014; participou do Projeto Mosaico Teatral do SESCOOP; do projeto FDE do SESC Piracicaba e do projeto Recreio nas Férias do SESC Osasco, além de já ter realizado diversas apresentações em unidades dos SESC’s.

Este espetáculo rodou por mais de 30 cidades diferentes e realizou uma temporada com muito sucesso de público e crítica no Teatro Alfa, além de ter sido apresentado dentro da programação do projeto Fim de Semana em Família, do Itaú Cultural. O espetáculo 2POR4 está em cartaz no SESC Santana, com apresentações aos domingos, às 14h00, até o dia 15 de novembro, além de realizar uma série de apresentações pelo interior do Estado de São Paulo, como parte da programação do Circuito Cultural Paulista, que tem execução da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Ainda em 2013 o grupo desenvolveu seu primeiro projeto solo, o Esparrama pela Janela, intervenção cênica que aconteceu da janela de um apartamento no Minhocão. A proposta teve um retorno relevante da mídia e recebeu dois Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Contemplados pelo edital Rumos do Itaú Cultural, o Grupo Esparrama ocupou o Minhocão, de janeiro a julho de 2015, com o projeto Janelas do Minhocão, que chegou a reunir cerca de 1200 pessoas em uma única apresentação do espetáculo “Minhoca na Cabeça”, que foi o produto final dessa jornada.

Agora, com o Prêmio Zé Renato, o Grupo Esparrama dá continuidade ao seu projeto na janela, e convida o público para uma grande celebração, comemorando o aniversário de dois anos de intervenções e ocupação do Minhocão. Com seus dois espetáculos, o grupo faz uma temporada especial, ocupando pela primeira vez o Minhocão aos sábados.
Mais informações e a programação completa, você encontra na página: facebook.com/esparrama

PARA ROTEIRO – TEMPORADA DE ANIVERSÁRIO – GRUPO ESPARRAMA

SÁBADOS – ESPARRAMA PELA JANELA
Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: amenina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

DOMINGOS – MINHOCA NA CABEÇA
Menina está de mudança! Ela saiu de uma cidade pequena, com muito espaço, e chegou numa cidade gigantesca, onde não cabe quase nada. Nos bairros não cabem praças, nas praças não cabem árvores, nas árvores não cabem crianças. O único lugar em que parece caber algo, é na sua própria cabeça. Cabem suas brincadeiras, suas invenções, suas birras e seus sonhos. Tem até um espaço para o medo da cidade. E foi nesse espacinho que uma minhoca veio fazer morada.
Não demorou e a minhoca folgada começou a ocupar muito espaço. Mas, para a sorte da Menina, seus atrapalhados amigos Haroldo e Heraldo aparecerão para ensinar novas formas fantásticas de ver essa cidade maluca e navegar por ela. Para acompanhá-los a Menina terá de enfrentará seus medos e decidir o que fará com a minhoca na sua cabeça.

Serviço

Temporada:Sábados de 07 de novembro a 12 de dezembro
Domingos de 01 de novembro a 13 de dezembro
*** No dia 14 de novembro não haverá apresentação
Horário:16H30 – Recomendação: Livre – Ingressos: Grátis
Local: Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação
Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.
No caso de chuva, o espetáculo não acontece.

Foto Sissy Eiko

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.