Gaveta, um movimento de moda sustentável realiza terceira edição em São Paulo - MISTURA URBANA

Gaveta, um movimento de moda sustentável realiza terceira edição em São Paulo

1508653_1750678735156334_4025456298577206488_n

Giovanna Nader e Raquel Vitti Lino estrearam, em 2013, o Projeto Gaveta. Inicialmente, tinham como propósito fundamental difundir o conceito de clothing swap no Brasil, criando uma rede onde os participantes trocam, entre si, roupas que não usam mais. Esse ano, percebendo a necessidade de um espaço maior para incentivar uma moda mais humana, real e sustentável, elas decidiram ampliar a ideia: o que era apenas um projeto tornou-se, então, um movimento.

Com novo formato, o Gaveta chega, no dia 28/11, à sua terceira edição. Dessa vez, o evento será realizado no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, das 12h às 22h, e reunirá, além dos melhores brechós da cidade, exposições , mostra de fashion films, palestra, e workshop.

“A sustentabilidade é uma atitude e, por isso, queremos convidar o maior número de pessoas possíveis para viverem essa experiência conosco e lidar com uma nova forma de consumo. Apoiamos a diversidade de estilo, a originalidade, espontaneidade e autenticidade na hora de se vestir”, ressaltam.

A essência do “Gaveta” é atrair o máximo de pessoas em um evento para trocar e reciclar roupas entre si. Um dos diferenciais é a seleção dos modelos que estarão disponíveis. Uma curadoria de moda faz as escolhas das peças seguindo alguns critérios para garantir que o encontro tenha uma essência moderna, fashion e atual. As peças que não passarem pela curadoria serão, automaticamente, doadas para o “Gaveta na Rua”, um projeto que beneficiará moradores de rua no centro de SP.

Para participar da troca de roupas, a pessoa deve, primeiramente, enviar um email para [email protected] e se cadastrar na rede. O segundo passo é fazer uma limpa no armário e separar tudo aquilo que não usa mais. Em seguida, é necessário realizar, pessoalmente, a entrega da(s) peça(s) na Rua Alves Guimarães, 519, em Pinheiros, até o dia 20/11. Feito isso, a curadoria fará a seleção das roupas que tem potencial para participar do encontro. Em seguida, um e-mail será enviado para o participante com um romaneio descrevendo o que foi selecionado. Nele, estarão especificadas quantas moedas personalizadas irá receber para utilizar no dia. Uma tabela de equivalência foi elaborada para que as trocas sejam efetuadas de uma maneira justa (veja abaixo). Com o romaneio, a pessoa retira suas moedas no dia do evento e poderá, assim, escolher entre as diversas opções dispostas nas araras do evento.

Camiseta, Camisa, Shorts, Saia, Acessórios: 1 moeda
Vestido, sapato, calça, bolsa: 2 moedas
Jaqueta ou Casaco: 3 moedas

A terceira edição do Gaveta tem apoio do Museu da Imagem e do Som, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo do Brasil e Cinnamon Comunicação.

Programação da terceira edição ( 28.11.15)

Exposições (12h – 22h)

As exposições que integram o evento são “Personalidades”, do Estúdio Tripé, que consiste em fotografias de formadores de opinião, explorando, de forma criativa, o que eles trazem e doam de suas personas à uma moda mais autêntica e pessoal, e “Indumentária Garimpada”, do próprio Gaveta, em que são apresentados peças garimpadas de brechós de São Paulo, de diferentes décadas, mostrando que o antigo também pode ser atual.

Mostra de Fashion Films : Moda em Movimento ( 18h – 20h)

Com curadoria de Pedro Diniz, colaborador de moda da Folha de S.Paulo, será apresentada uma seleção internacional inédita de fashion films, incluindo destaques como Peyote Dreams”, do mexicano Luis Barreto Carrillo, e “L’Americaine”, da grife americana Tory Burch.. Após a exibição dos filmes, o curador recebe convidados para um bate papo informal com o público. A programação completa dos fashion films e respectivas fichas técnicas estão disponíveis no site do projeto (www.projetogaveta.com).

Workshop: Re-roupa (13h – 16h, até 20 participantes)

Workshop de customização de peças realizado pela equipe do Roupa Livre (www.roupalivre.com.br). Os participantes que confirmarem presença trazem sua própria peça e durante a oficina a transformam em outra totalmente diferente (camisa vira saia, calça vira blusa e etc). Caso não seja possível terminar a peça no dia (nem sempre é) a peça fica disponível para retirada 05 dias depois no Banco de Tecidos (Zona Oeste) ou pode ser entregue pelo Bike-Serviço. Para participar é necessário cadastrar-se no site http://www.cinese.me/encontros/oficina-de-re-roupa-banco-de-tecido até o dia 25 de novembro ou até completarem as vagas de 20 participantes. O valor da oficina será “Pague Quanto Puder”, com valor sugerido de R$ 100,00.

Palestra : Substitua o Consumo pela Autoestima (16h – 17h)

Guiada pela consultoria de moda Oficina de Estilo (www.oficinadeestilo.com.br), a palestra “Substitua o Consumo Por Autoestima” consiste em pontuar questões importantes sobre o consumo de moda e sugere reflexões bastante pertinentes para o atual momento de conscientização social e comportamental.

Serviço

GAVETA – SERVIÇO
Data: 28/11/2015
Horário: 12h – 22h
Local: MIS – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo

Vídeo institucional: www.vimeo.com/73701515

TROCA DE ROUPAS
Para se cadastrar na rede de trocas: [email protected]
Entrega das roupas e aquisição de moedas: de 20/10/15 à 20/11/15, todas as terças e sextas, das 12h até 18h no endereço Rua Alves Guimarães, 519, Pinheiros
Troca: 28/11, 12h – 22h0, no MIS.

Para saber mais aqui e aqui.

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.