Exposição na Caixa Cultural RJ reúne dois ícones mundiais da fotografia documental - MISTURA URBANA

Exposição na Caixa Cultural RJ reúne dois ícones mundiais da fotografia documental

IMG_4712

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro abriu suas portas no dia 22 de setembro para um encontro inédito ao público carioca: a exposição ‘Veias’, primeira a reunir trabalhos do sueco Anders Petersen e do dinamarquês Jacob Sobol, ícones da fotografia documental.

Com curadoria do sueco Imants Gross e produção do brasileiro Luiz Prado, as 165 obras selecionadas para a mostra têm, em comum, o uso da linguagem documental como ponto de partida para a fotografia de arte.

Os trabalhos dos dois fotógrafos revelam a intimidade e os sentimentos de grupos marginalizados, como alcoólatras, viciados em drogas, prostitutas, travestis, psicopatas e criminosos. “À primeira vista, as imagens de Petersen e Sobol podem parecer fortes e impiedosas para alguns, mas, indo além da superfície – ou da pele –, são uma representação intensa, quente e não tão semelhante com a realidade, mas que é sentida como real”, analisa o curador Imants Gross.

IMG_4682

Petersen nasceu em 1944, e Sobol, em 1976. Apesar da diferença de gerações, eles integram a mesma escola de fotografia documental, na qual o desafio do fotógrafo é estar presente e o mais próximo de cenas privadas tanto possível sem, no entanto, manter um distanciamento suficiente para registrá-las com olhos de voyeur.

Anders Petersen, considerado uma lenda da fotografia, é conhecido pela capacidade de criar laços com as pessoas fotografadas, gente desconhecida que ganha um ar distinto. E Jacob Sobol pode ser considerado um sucessor do mestre sueco, com seus registros imprevisiveis do cotidiano. Seu trabalho destaca o sentimento de autodestruição das pessoas.

Promovido pelo Instituto Cultural da Dinamarca, a exposição ‘Veias’ estreou na Letônia e passou por Rússia e China antes de vir ao Brasil. No país, a coletiva passou pelas unidades da CAIXA Cultural de Curitiba (PR) e de Salvador (BA).

Serviço:

Exposição Veias
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca
Visitação: 23 de setembro a 8 de novembro (terça-feira a domingo)
Horário: 10h às 21h
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Agendamento de Grupos: [email protected] ou pelo telefone (21) 3980-4898
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

www.caixacultural.com.br | @imprensaCAIXA
https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

IMG_4757

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.