Universo trans é tema de exposição na Casa Triângulo - MISTURA URBANA

Universo trans é tema de exposição na Casa Triângulo

A Casa Triângulo tem o prazer de apresentar, a partir de 03 de outubro de 2015, a exposição coletiva “TRANSBORDA”, que reúne a produção de 10 artistas sobre o universo trans, com objetivo de promover a reflexão sobre a questão da identidade de gênero, um tema cada vez mais atual e importante para a sociedade contemporânea.

A mostra é composta por fotografias, vídeos, pinturas, esculturas e performances, além da apresentação da banda cult cearense Verônica Decide Morrer, na ocasião da abertura.

Barbara Wagner

O conceito da exposição, segundo o curador e artista Yuri Firmeza: “A exposição tem mote conceitual o corpo e as relações que ele inventa como forma de resistência. Um corpo problematizador ético-político de questões urgentes à nós. Um corpo que infere críticas aos saberes-poderes hegemônicos, que produz erosões nas estruturas e modelos heterofalocentricos, ciente do caráter performativo do próprio gênero. Um corpo em festa que transborda e faz transbordar.”

Um dos destaques da exposição é a vídeo-instalação “Sergio e Simone” (2009/2014), de Virgínia de Medeiros, obra exibida na 31ª Bienal de São Paulo (2014) e premiada no 18º Festival de Arte Contemporânea Videobrasil com o Prêmio de Residência ICCo retrata Simone, uma travesti, que morava numa casa arruinada na Ladeira da Montanha, antiga ligação entre a Cidade Alta e Baixa. Como a maioria dos habitantes desta área, uma das mais degradadas da cidade de Salvador, BA, Simone era usuária de drogas e, cerca de um mês depois da primeira filmagem, ele entra em convulsão por causa de uma overdose de crack, seguida de um delírio místico, no qual acredita ter se encontrado com Deus, um encontro que a teria feito escapar da morte. A partir desse episódio Simone abandona a sua condição de travesti, volta para casa dos pais, retoma o seu nome de batismo Sérgio e, num surto de fanatismo, se considera uma das últimas pessoas envidas por Deus para salvar a humanidade.

09 de Julho de 2014. Banda Veronica Decide Morrer  - Zoeira - 11zo0720  -  NLVL
09 de Julho de 2014. Banda Veronica Decide Morrer
– Zoeira – 11zo0720 – NLVL

Serviço:
Exposição coletiva TRANSBORDA
Casa Triângulo
Itaim: r. Paes de Araújo, 77, tel. (11) 3167-5621. Ter. a sáb., 11h/19h. www.casatriangulo.com
Curadoria: Yuri Firmeza
Abertura: 03 de Outubro de 2015, das 14h às 19h
Período expositivo: 06/10/15 a 07/11/15
Artistas: Barbara Wagner e Benjamin de Burca, Breno Baptista, Filipe Acacio, José Leite, Orlando Maneschy, Peter de Brito Brito, Pitágoras, Solon Ribeiro, Veronica Decide Morrer, Virginia de Medeiros.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com