Projeto Revivarte inicia pintura nos prédios do Cingapura Água Branca SP - MISTURA URBANA

Projeto Revivarte inicia pintura nos prédios do Cingapura Água Branca SP

Empena FEL 2015 (1)

A revitalização que começou em 14 de setembro em parceria com o projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, conta com oito artistas de São Paulo, metade deles selecionados pela comunidade. As pinturas já foram iniciadas no Conjunto Habitacional Cingapura Água Branca, zona oeste de São Paulo.

Ao todo serão oito empenas, e para este ano, a iniciativa, que tem o objetivo de levar mais cor e vida para comunidades da cidade, recebe os artistas Bruno Paes, Bruno Perê, Italo e Suzue – selecionados pelos moradores, por meio do 2º Edital Revivarte de Arte Mural – além dos artistas residentes, Subtu, Mundano, Fel e RMI. Cada um deles será responsável pela pintura de uma das empenas.

“Nossa ideia é criar, por meio das pinturas, galerias de arte a céu aberto para esses lugares, melhorando a autoestima dos moradores. E a parceria com o ‘Tudo de cor para você’ vai nos permitir ampliar as atividades, contemplando, inclusive, a comunidade Parque do Gato, onde iniciamos o Revivarte”, comenta Subtu, artista idealizador do projeto.

Além das pinturas dos prédios, haverá também um mutirão de pintura da quadra poliesportiva de cada comunidade com o envolvimento dos moradores de cada região, juntamente com o ‘Tudo de cor para você’.

O Revivarte realiza também oficinas de arte e cines-debate com os moradores do Água Branca e também do Conjunto Habitacional Parque do Gato, localizado no Bom Retiro e local onde recebeu as duas primeiras edições do projeto

Idealizado pelo artista Subtu, o Revivarte é contemplado pelo Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) de São Paulo desde 2013, e iniciou as duas primeiras edições no conjunto habitacional Parque do Gato. Desde então, o local já teve 26 prédios pintados com artes de grandes dimensões.

agua branca

aguabranca

Sobre os artistas:

Os quatro artistas integrantes do projeto sempre estiveram ligados às causas sociais e abordam isso constantemente em seus trabalhos, tendo realizado intervenções significativas em São Paulo e arredores, além das atividades educacionais com crianças e adolescentes de comunidades.

Subtu é o idealizador do Projeto Revivarte e já realizou exposições em São Paulo e Paris, além de intervenções em diversos países como Cuba, Argentina e França.

Mundano é o idealizador do “Pimp My Carroça”, que tem como principal objetivo valorizar os catadores de material reciclável dando vida nova a suas carroças, com reparos na estrutura, pneus novos e arte dos grafiteiros.

Fel teve duas obras suas selecionadas para a exposição DES-VARIOS, sobre a ocupação dos espaços e se destaca no graffiti underground de São Paulo, tendo realizado projetos artísticos e educacionais no SESC e no SESI.

RMI é membro do coletivo “Goma Oficina”, tendo realizado intervenções urbanas em locais como o CCBB e o prédio da FIESP na Av. Paulista.

Artistas selecionados pelo 2º Edital Revivarte de Arte Mural

Suzue é artista plástica e urbana, estudou pintura e desenho no Japão, seu trabalho tem como referência a cultura oriental, o Zen budismo, com características típicas dos mangás e animes japoneses.
Bruno Paes é grafiteiro há mais de dez anos, trabalhando de forma independente espalhando arte pela cidade.
Bruno Perê é artista urbano e educador desde 2003 e atua com intervenções urbanas e graffiti na cidadede São Paulo.
Italo na arte urbana desde 2008 atua também em projetos com oficinas de graffiti e ilustração.

Sobre o Revivarte

Idealizado pelo artista Subtu, o projeto Revivarte visa revitalizar comunidades por meio da arte, com as galerias a céu aberto, novos espaços de arte e convivência. A iniciativa, contemplada pelo Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) de São Paulo nos anos de 2013, 2014 e 2015, conta ainda com as participações dos artistas Mundano, FEL e RMI no quadro do projeto.

Desde 2013, já foram pintados 26 prédios no Parque do Gato e em 2015, 8 painéis serão realizados no Cingapura Água Branca.

Mais informações: www.projetorevivarte.wordpress.com
Facebook: https://www.facebook.com/projetorevivarte
Instagram: @_revivarte

artes edital

Empena Mundano 2015

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.