Novo mural do artista Toz no Rio de Janeiro - MISTURA URBANA

Novo mural do artista Toz no Rio de Janeiro

Fotos por: Raul Aragão
Fotos por: Raul Aragão

Enquanto grande parte da população curtia a praia no último fim de semana, lá no alto do Hotel Marina Palace o artista plástico Toz, talento da arte contemporânea carioca, trabalhava os traços na fachada que foi celebrada como o mais alto grafite do Brasil, com 75 metros de altura e dez metros de largura – o equivalente a 26 andares do hotel. A arte, “estampada” na fachada de concreto do hotel que virou ícone de uma das orlas mais fotografadas do mundo, consumiu mais de mil latas de spray e alegrou o Leblon com 35 cores e personagens carismáticos.

“Para o Marina Palace, a iniciativa reforça, por meio da arte, que o carioca e o brasileiro em geral têm vocação para a alegria. Em um momento delicado pelo qual o país passa, é importante devolver essa autoestima. Nada mais emblemático do que ter um dos cartões postais do país como tela para esse feito”, afirmou Yan Gracindo, diretor de MKT da BHG – rede hoteleira da qual o hotel faz parte. “O principal desafio foi a dificuldade de recuo. Eu não tinha como saber como estava ficando a pintura, a não ser que descesse toda hora do andaime suspenso, o que era inviável. Mas estou muito satisfeito com o resultado, principalmente com as cores, que combinaram muito bem com o azul do céu e do mar. Fico feliz porque parece que o Rio abraçou minha arte. Nada é mais gratificante do que poder contribuir para a cidade ficar ainda mais alegre”, resumiu Toz.

Marina Art Wall

A pintura foi iniciada no dia 14 de setembro e quem passou pela praia nesse período pôde acompanhar o live painting, que impressiona pela grandiosidade e ousadia. Além de ser a maior arte individual de Toz, outra novidade envolveu o projeto: pela primeira vez o carioca teve a chance de escolher o tema de uma instalação artística da orla. Foram disponibilizados três temas na enquete realizada na fanpage do hotel no Facebook. A escolha do público foi “Alegria, alegria! Trago a cidade amada em 3 dias”.

Aos poucos o personagem Vendedor da Alegria, criado por Toz e escolhido pelos internautas para ser o tema principal da arte, foi aparecendo no concreto, junto com outro personagem – a menina Nina. “O mais legal é que o Vendedor da Alegria nasceu na praia, após eu observar uma pessoa vendendo bolas em plena areia. A imagem daquele comerciante me fez sentir uma alegria enorme e daí eu elaborei um personagem com a mesma proposta”, explicou o artista.

Saiba mais aqui.

Fotos por: Raul Aragão
Fotos por: Raul Aragão
facebook Toz
facebook Toz
facebook Toz
facebook Toz
facebook Toz
facebook Toz

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.