Festival de Arte de Rua do Rio de Janeiro acontece em setembro - MISTURA URBANA

Festival de Arte de Rua do Rio de Janeiro acontece em setembro

Entre os dias 21 e 27 de Setembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe em suas praças um Festival de Arte de Rua, em comemoraçãos à Semana Mundial da Arte de Rua.

A ideia partiu desde Buenos Aires e várias cidades do mundo aderiram, realizando seus próprios festivais na mesma semana. Esta união é uma tomada de consciência global de que a arte de rua está viva, em crescimento e muito presente em todas as ruas do mundo. Uma semana para nos expressarmos e também darmos visibilidade para os problemas mais comuns ao artista de rua – proibições, falta de reconhecimento, defesa da cultura do chapéu, etc.

palco aberto de julho de 2015  foto de Rapha Silva  (3)
crédito: (Rapha Silva)

O Rio de Janeiro é uma cidade exemplo, ao aprovar ha três anos, a lei 5429/2012, a Lei do Artista de Rua. Respaldando o artista, dando a ele a segurança de que trabalhar nas ruas com sua arte é possível, permitido e tem o apoio do município. Mas enquanto a Cidade Maravilhosa se torna um grande palco para as mais diversas artes, ainda há cidades no mundo que proíbem este tipo de expressão. Esta semana mundial de arte de rua, e o Festival de Arte de Rua do Rio de Janeiro, vem para apoiar os artistas do mundo à tomarem seus lugares nas ruas, apoiando a arte e a livre expressão.

_DSC0607

No Rio de Janeiro, serão oito praças que receberão mais de quinze grupos e artistas independentes. O evento não conta com nenhum financiamento público ou privado. É realizado de maneira autônoma pelos artistas que fazem parte da programação e sua realização só é possível graças à contribuição dos espectadores ao chapéu.

Confira abaixo a programação!

fdds

SEMANA MUNDIAL DE ARTE DE RUA – Festival de Arte de Rua do Rio de Janeiro
QUANDO?
De 21 a 27 de setembro

QUEM FAZ PARTE?
Articulação no Rio de Janeiro: Coletivo Bravos e Movimento Rio é Rua
Grupos participantes: Coletivo Bravos, Coletivo Xama, Coletivo Nopok, Circo Dux, Teatro de Anonimo, Cia La Guanábana, Circo da Silva, Desloucadas, Movimento Rio é Rua, Cia CircoLar, Dupla Gomesninow, Palhaço Marmota, Palhaço Chinelinho, Lili Castro, Espuma Bruma, Silêncio Necessário, Liam Showing.

LINK

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com