Exposição sobre Nelson Mandela em cartaz na Caixa Cultural em Salvador - MISTURA URBANA

Exposição sobre Nelson Mandela em cartaz na Caixa Cultural em Salvador

Mandela em Cartaz - Najeeb Mahmood # Índia

A Caixa Cultural Salvador apresenta a exposição “Mandela em Cartaz”, que homenageia o ex-líder sul-africano com 95 cartazes produzidos por designers do mundo todo no projeto “Mandela Poster Project”, além de outros materiais sobre a vida e obra de Nelson Mandela, incluindo um documentário.

A mostra será aberta dia 6 de outubro, às 19h, com a presença da curadora Ruth Klotzel e da representante do “Mandela Poster Project”, a sul-africana KeloKubu. A visitação acontecerá até o dia 29 de novembro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

“Mandela em Cartaz” é a primeira mostra dos 95 cartazes do “Mandela Poster Project” na América Latina. As obras têm formato aproximado de 50×70 cm, impressas por processo digital. A exposição brasileira chega a Salvador depois de passar pela CAIXA Cultural Curitiba (PR).

De acordo com a curadora da mostra, Ruth Klotzel, “Mandela em Cartaz” foi concebida “para o contexto e para o público brasileiro, uma vez que, no Brasil, não é possível lembrar da vida e obra de Mandela sem suscitar reflexões e debates sobre nossa própria história e realidade atual, marcada pelos estigmas da escravidão e do racismo”.

Os 95 cartazes, feitos por designers de 37 países para o “Mandela Poster Project”, objetivam destacar o legado humanitário do líder mundialmente conhecido, Nelson Mandela, Prêmio Nobel da Paz de 1993. Todo o material faz parte do acervo da fundação “Mandela PosterCollective”, associada à Universidade de Pretória, na África do Sul.

Mandela em Cartaz - Ana Paula Caldas #  Brasil

Mandela em Cartaz - Jasveer Sidhu # Malásia

De todos os cantos:

A coleção de cartazes foi criada quando dois designers sul-africanos, Jacques Lange e Mohammed Jogie, tiveram a ideia de celebrar os 95 anos do líder sul-africano, em maio de 2013, e sua contribuição à humanidade, estimulando a criação mundial de cartazes que expressassem o legado humanitário de Nelson Mandela.

O número e a diversidade de origem das inscrições foram surpreendentes: mais de 700 cartazes chegaram da Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Grécia, Irã, Israel, Itália, Reino Unido, entre outros países, dos quais 95 foram selecionados para formar a coleção “Mandela Poster Project 95”. A partir daí, Lange e Jogie organizaram uma semana de eventos na África do Sul, de 17 a 25 de julho de 2013. A coleção tem como traço de originalidade associar um forte conteúdo humanitário às riquíssimas soluções visuais multiculturais.

Para todos os cantos:

Pouco tempo depois desse lançamento, o líder sul-africano faleceu. Desde então, a exposição passou por Pretoria, Johannesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul), Barcelona (Espanha), Montreal (Canadá), Londres (Inglaterra), Viena (Áustria) e Zagreb (Croácia), suscitando debates e conscientização sobre temas como o combate ao racismo e à exclusão social, a cultura da paz, a busca de entendimentos para superar as dissensões sociais.

Especialmente para o Brasil:

A curadora da mostra brasileira, Ruth Klotzel, desenvolveu uma linha do tempo e uma edição especial de vídeo voltadas para o público brasileiro. Além disso, reuniu diversos livros sobre Mandela, e também de autoria do líder sul-africano, para acompanhar esta coleção de cartazes.

O evento na CAIXA Cultural Salvador vai oferecer, ainda, visitas guiadas e uma oficina de design aberta ao público, com a curadora da exposição, Ruth Klotzel.

Vida e lutas de Mandela:

A história do líder sul-africano é exemplo para as atuais e futuras gerações. Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Mvezo, no dia 18 de julho de 1918, foi advogado e líder da resistência não-violenta contra o regime de apartheid que reinou no país durante décadas. Esteve preso por 27 anos e, poucos anos após sua libertação, liderou a transição pacífica do regime de exceção para a democracia e foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999.

Pregando e praticando a tolerância e a paz, mas sem complacência, sua militância foi decisiva no marco de uma importante transformação social da nação sul-africana e, mais amplamente, para a transformação de toda a África e para a luta contra a exclusão social e a segregação racial.

Por essa contribuição, Madiba, como é chamado em seu país, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e é reconhecido mundialmente como o mais importante líder da África negra. Mandela faleceu em Johanesburgo, em 5 de dezembro de 2013.

Serviço

Exposição: “Mandela em Cartaz”
Período: de 6 de outubro a 29 de novembro de 2015 (de terças-feiras a domingos)
Horário: das 9h às 18h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Entrada franca
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Abertura: 6 de outubro 2015, às 19h

Mandela em Cartaz - Marcelo Aflalo # Brasil

Mandela em Cartaz -Marian Bantjes #  Canadá

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.