TRIO Bienal - Rio terá sua primeira bienal internacional de arte contemporânea - MISTURA URBANA

TRIO Bienal – Rio terá sua primeira bienal internacional de arte contemporânea

Reginaldo Pereira 2_vista geral_CasaTriangulo©edouard_fraipont-WEB

Com obras de 160 artistas de 44 países, evento acontece até novembro em onze principais centros e museus da cidade, com obras de artistas como Marina Abramovic, Vik Muniz, Los Carpinteros, Anna Bella Geiger, Daniel Buren, dentre muitos outros

O mês de setembro será um marco histórico no circuito carioca das artes quando, dia 05, domingo, o Rio sediar a TRIO Bienal, sua primeira bienal internacional de arte contemporânea em torno do tridimensional.

A TRIO Bienal irá acontecer, até 26 de novembro, reunindo 160 artistas de 44 países, em exposições e eventos distribuídos em onze diferentes localidades, incluindo os principais museus, centros e instituições culturais privadas.

Todas as obras abordarão o tridimensional – escultura, instalações, objetos – assim como, em todos os seus campos ampliados – pintura, fotografia, performance, vídeo e outros suportes enquanto investigação tridimensional – além de pontuações históricas de apoio sobre o tema curatorial: “Quem foi que disse que não existe amanhã ?”, verso de letra de uma música do rapper Marcelo D2, pinçada num momento de incertezas e crise, tanto no Brasil quanto no mundo, sintetizando a persistência do caráter projetual e utópico da arte, que sobrevive, mesmo no terreno movediço do pensamento contemporâneo.

Marcos Chaves - obra Wadi Rum Camels - foto do artista - cortesia do artista e Galeria Nara Roesler-MENOR

Este diferencial foi importante na boa recepção do projeto mundialmente, e por conta disto, recebeu chancela da Biennial Foundation, excepcionalmente mesmo antes da primeira edição, conseguindo a adesão de 44 países, convidados com o apoio da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio.

A cerimônia oficial de abertura será no dia 05, sábado, às 15h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com o apoio da FVG e do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais, onde será inaugurada a exposição “Celebrando Franz Weissmann”, um dos maiores nomes da escultura brasileira e do Movimento Neoconcreto em todo o mundo, com suas obras de grande escala no terraço do complexo.

O público poderá conferir de perto obras de arte dos mais renomados artistas, como Marina Abramovic, Joana Vasconcelos, Daniel Buren, Xavier Veilhan, Los Carpinteros, Vik Muniz, Marepe, Anna Bella Geiger, Joseph Kosuth, Han Ho, Eliane Prolik, Diango Hernandez, além da performance do paulista Rodolpho Parigi – Levitação ( Fancy Violence ), que abre a sala do Centro Cultural Banco do Brasil às 19:00h do dia 7 de Setembro.

Albano Afonso_Anatomia da Luz II - cred. Casa Triangulo -WEB

 

 

Agenda TRIO Bienal 2015: http://triobienal.com/

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

 

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com