Praça Victor Civita traz mostra fotográfica sobre a Mata Atlântica - MISTURA URBANA

Praça Victor Civita traz mostra fotográfica sobre a Mata Atlântica

ibJlpLvfopFIX57JR5-71Qg5gBCmqEZO1b9N5ujJlN8

De 13 de agosto a 13 de setembro, a Praça Victor Civita acolhe a mostra fotográfica “Floresta Viva”. Nesse período, o público poderá conhecer, gratuitamente, imagens de fauna e flora da Mata Atlântica captadas pelo fotógrafo Luciano Candisani no Legado das Águas – Reseva Votorantim. Com 18 anos de dedicação a documentar a natureza, ele é o autor das 30 fotos que compõem a exposição.

Ao reunir cliques de grande beleza, a mostra exibe fotografias que ao mesmo tempo retratam a exuberância da mata preservada e a presença dos animais em seu hábitat natural – incluindo alguns muito raros ou ameaçados de extinção, como a primeira anta albina registrada na natureza, e o cachorro-do-mato-vinagre. “Tenho por motivação buscar imagens capazes de evocar a ligação inexorável entre as espécies e o ambiente nos espaços naturais ainda originais, como o Legado das Águas”, diz Candisani, referindo-se a uma área de 31 mil hectares protegida pela Votorantim há mais de 50 anos e localizada a 120 quilômetros da capital.

1NXq8uqCtA4Nmb76Nia5Dx1GfTzVaCj1X5Vt8TrtBkM

image005

Já o nome escolhido para o ensaio fotográfico é inspirado na concepção de que uma floresta viva é a antítese daquela fadada a sucumbir à falta de fauna. “Os animais são fundamentais para a perpetuação de uma floresta”, completa o fotógrafo.

Para obter as imagens, Candisani conta que parte das fotografias foi produzida de forma tradicional – resultado de sua experiência em entrar furtivamente na floresta e captar as atitudes mais naturais dos animais. Outras fotos foram feitas por meio dos Estúdios da Mata, armadilhas fotográficas montadas no meio da floresta com equipamentos de última geração que disparam o obturador da câmera automaticamente assim que ocorre algum movimento no campo de visão da câmera. Como resultado, registros surpreendentes, como o da onça parda que expressa, em seu olhar, a suspeita de que algo diferente está acontecendo ali.

Sobre Luciano Candisani

Luciano Candisani é um fotógrafo dedicado a contar as histórias da natureza há mais de 18 anos. Já produziu reportagens fotográficas para a revista “National Geographic” e outras importantes publicações internacionais. Com estilo peculiar, apresenta composições de forte poder estético que também podem ser vistas em nove livros fotográficos. Foi reconhecido cinco vezes pelo Prêmio Abril de Jornalismo e pelo Wildlife Photographer of The Year, em 2012, concedido pelo Museu de História Natural de Londres e pela BBC. Pela relevância de seu trabalho para a conservação da natureza foi indicado para compor a ILCP – International League of Conservation Photographers, organização que abriga 60 dos principais fotógrafos de natureza do mundo.

NJfwbEj8USTKO6dOO1R-Y_KQc3C2Iwz8KW3H8dGvxBc

NUElfAgIzhwt1BY7dzH-sQp1De1kzMVmdbALd8cEo7w

Serviço

Floresta Viva
Data: 13 de agosto a 13 de setembro
Horário: diariamente, das 8h às 18h
Local: 1º piso do Prédio do Incinerador – Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: entrada gratuita
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.