Food Trucks: a gastronomia sobre rodas que é furor no Brasil - MISTURA URBANA

Food Trucks: a gastronomia sobre rodas que é furor no Brasil

happyfoodtrucks
happyfoodtrucks

Ainda não sabe o que é um Food Truck? Nunca ouviu falar desse novo movimento urbano nem foi em algum desses eventos no Brasil? Então sinto te dizer que está um pouco desconectado das últimas tendências que afloram no asfalto das cidades. Mas não se preocupe, porque nesse post encontrará tudo o que precisa saber sobre essa moda que chega pisando forte no acelerador e que veio para ficar.

O que é um Food Truck?

Os Food Truck, “caminhão de comida” em português, são Kombis e trailers devidamente adaptados para preparar e vender comida rápida na rua. Não é nada que foi inventado ontem: os veículos de “street food” são muito comuns nas ruas dos Estados Unidos já faz algumas décadas. No entanto, claro, esse estilo de gastronomia sobre rodas praticamente acaba de nascer no Brasil e apresenta diferenças substanciais.

A primeira e mais importante é a legislação que foi criada para o comércio de comida em Food Truck, algumas cidades como São Paulo já possui uma legislação vigente para isso, já outras ainda não possui uma lei específica mas também não possui nenhuma oposição para esse tipo de comércio em seu código de posturas.

foodgarage
foodgarage
foodgarage
foodgarage
vanvanmarket
vanvanmarket
Só Coxinhas
Só Coxinhas
Kombosa Shake
Kombosa Shake

Qual a origem do Food Truck?

A origem dos Food Trucks se remota a cidade do Texas no final do século XIX, quando um fazendeiro chamado Charles Goodnight comprou um vagão de trem velho e encheu de conservas, legumes, água e lenha com o objetivo de preparar comida quente ambulante para os Cowboys que, naquela época passavam longas temporadas em grandes extensões desertas isolados de toda a civilização.

No entanto, a origem mais contemporânea dos Food Trucks remete as cozinhas de rua que instalavam-se durante a noite em grandes cidades como Nova York, Chicago ou São Francisco para dar de comer aos trabalhadores noturnos. Mais tarde, passaram a ser caminhonetes que serviam comida aos trabalhadores de obras, sempre com receitas direcionadas para as diferentes culturas que imigraram ao país.

Jeffrey Zeldman (CC)
Jeffrey Zeldman (CC)
Larry D. Moore (CC)
Larry D. Moore (CC)

food-trucks-812254

Porque de repente ficaram tão famosos?

Com a chegada das redes sociais, a cultura gastronômica urbana viveu alguns anos de expansão e reinvenção nos que foram buscadas formulas criativas de vender comida rápida na rua. Todo esse invento teve uma consequência não menos importante: decorar os veículos para que chamem a atenção. Sem esquecer que os apps de social media que também introduziram a possibilidade de anunciar a localização e o menu do dia de forma simples e gratuita, o que permitiu aos food truckers conseguirem fazer um nome e ganhar adeptos.

Nas principais cidades dos Estados Unidos são organizados festivais gastronômicos onde concentram-se veículos que servem todo tipo de comida sobre rodas, desde o clássico hot dog até autênticos pratos de chefs. Um fenômeno que foi contagiando outros países como o Brasil, México, Colombia, Austrália e alguns países europeus como Berlin e Espanha.

mobimunch
mobimunch
vanvanmarket
vanvanmarket
vanvanmarket
vanvanmarket
Maria Gasolina
Maria Gasolina
Cozinha com Z
Cozinha com Z

Como são os food Trucks Made in Brasil?

Os Food Truck chegaram tarde mas com segurança: aprendendo as experiências de outros países o que supõe um plus para os empreendedores que lançam-se nessa nova linha de negócio. Jovens que investem para comprar um caminhão ou uma Kombi antiga e as adaptam para arrancar nessa deliciosa nova aventura.

Mas seu sucesso deve-se a mais razões: essa moda conhecida com duas super tendências paralelas. Por um lado, o interesse dos consumidores pela comida rápida mas de qualidade, criativa e por um preço “acessível”, pra não falar da crescente demanda por produtos naturais e orgânicos. Por outro lado, o furor pela estética vintage, retrô e tudo o que esteja construído sob os princípios da filosofia Do It Yourself (DIY). Esses dois motivos são as principais bandeiras do movimento Food Truck.

Sobre Rodas Food Truck
Sobre Rodas Food Truck

food-trucks-812458

Chefs de Cozinha
Chefs de Cozinha
Vintage e Retrô
Vintage e Retrô
Massa na Caveira
Massa na Caveira
Cantineiro
Cantineiro

O que são as feirinhas gastronômicas?

O Brasil se encheu dos festivais de Street Food com propostas culinárias para todos os gostos: desde o tradicional hambúrguer passando por coxinhas, pastéis, churrasquinho e brigadeiros até chegar nos pratos mais internacionais como comida mexicana, japonesa e crepes franceses. Mas essa concentração não somente é um apelo gastronômico como também geram todo um movimento ao seu redor que atrai milhares de pessoas. Estão localizados em ambientes agradáveis e decorados, possuem espaço para que as pessoas possam sentar para comer com música e bebida, é claro.

No Brasil já existem muitas feirinhas espalhadas por diversas cidades com guias de localização e calendários de eventos publicados na web. São Paulo por exemplo, já conta com 6 feirinhas fixas com um ambiente descontraído ao ar livre. Também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Paraná é possível experimentar essas delícias sobre rodas.

Veja SP
Veja SP
Veja SP
Veja SP
Veja SP
Veja SP
Veja SP
Veja SP
Revista Casa e Jardim
Revista Casa e Jardim

Você gosta dessa onda de Food Truck? Gostaria de ser nômade por um tempo e percorrer as cidades brasileiras vendendo comida rápida?

Texto por: Ana Camila VieiraHabitissimo

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments