Exposição de Alex Cerveny trata da solidão num mundo de excessos de imagens, informações e estímulos - MISTURA URBANA

Exposição de Alex Cerveny trata da solidão num mundo de excessos de imagens, informações e estímulos

Alex Cerveny_Glossário dos Nomes Próprios_2015 óleo sobre linho_120 x 160 cm

O título da exposição, “Glossário dos Nomes Próprios”, vem da maior pintura em óleo sobre tela já realizada pelo artista e que está presente na mostra. Ela revela uma longa lista de nomes masculinos desde Adão, passando por vários personagens históricos, até nomes contemporâneos do próprio percurso do autor. É uma complexa narrativa que cruza memória e imaginação, flerta com a literatura (Os Lusíadas) e testemunha acontecimentos dos cinquenta anos da vida de um homem.

Alex-Cerveny_A-extenção-da-Terra_2014
Nanquim-e-aguada-sobre-papel-chinês_50-x-100-cm

Tendo o gênero masculino como foco principal e associando desejo, história e geografia, o ponto de partida da exposição é um antigo porta jóias de madeira proveniente da Europa Central que tem sobre a tampa o entalhe de um bebê tocando o próprio pênis e foi adquirida pelo artista em 2011 em um antiquário de Belém do Pará.

O corpo principal da mostra contém trinta desenhos em nanquim sobre papel de arroz feitos após uma viagem do artista à China em 2013. Desenhos estes que se aproximam do modo de fazer da tradicional pintura chinesa, observada pelo artista durante sua viagem, na forma como ela ainda é praticada pelos monges nos templos que visitou. Os destaques são “As Ilhas”, sete desenhos de 70 x 150 cm, que representam 25 náufragos, arquétipos do próprio artista, um para cada ilha da Baía de Guanabara.

Acompanha a exposição uma cenografia criada pelo arquiteto Rogério Marcondes Machado, que reconstrói no espaço real as pedras e a água da Baía de Guanabara e dentro do qual o visitante se torna protagonista.

Serviço

Alex Cerveny
Glossário dos Nomes Próprios
Abertura: 08 de agosto de 2015, das 12h às 17h
Período expositivo: 11.08.2015 a 19.09.2015
Casa Triângulo
Itaim: r. Paes de Araújo, 77, tel. (11) 3167-5621. Ter. a sáb., 11h/19h. www.casatriangulo.com

Alex-Cerveny_Astronomia-Babilônica_2014-Nanquim-e-aguada-sobre-papel-chinês_50-x-100-cm

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.