ArtRua 2015 - feira de arte urbana do Rio de Janeiro - MISTURA URBANA

ArtRua 2015 – feira de arte urbana do Rio de Janeiro

 

O ArtRua, feira de arte urbana oficial da Semana de Arte do Rio de Janeiro, chega ao seu quinto ano ocupando mais uma vez o Centro Cultural Ação da Cidadania, na região portuária do Rio, com trabalhos de diversos artistas do Brasil e do exterior.

Criado em 2011, o evento ocorre paralelo a ArtRio e vai reunir em um único espaço, arte, música e gastronomia da melhor qualidade, com entrada franca, entre os dias 10 e 13 de setembro.

Em 2015, os painéis da exposição interna serão assinados por artistas de São Paulo. No entorno, artistas farão pinturas de empenas e murais que depois ficarão como legado artístico para a cidade, criando um circuito de turismo de arte urbana na região Portuária.

Foto de João Bosco - ArtRua 2014
Foto de João Bosco – ArtRua 2014

Mais uma vez a imensa área de 14 mil m² do galpão será inteiramente ocupada pela arte. No primeiro andar sete mega painéis (6x14m) dão as boas vindas ao público. A curadoria ficou a cargo de Cristiano Kana, um dos sócios da galeria A7MA (SP).  Kana selecionou nomes pioneiros da cena paulista, como Onesto, Titi Freak, Alto Contraste e Tinho Nomura, além de expoentes como Mag Magrela, Enivo e Zeh Palito. “Depois de cinco anos e de ter apresentado mais de 100 aristas, sentimos a necessidade de fazer uma edição São Paulo, onde a arte urbana tem muita força alem de ser a cidade que projetou o Brasil como uma referência internacional”, explica Andre Bretas, idealizador do evento.

A área comercial e expositiva vai contar com diversas galerias, entre elas, Nuvem, de Pernambuco (a principal do nordeste); Quarto Amado, de Belo Horizonte; Ponder70, Verve e a A7MA, de São Paulo, além das cariocas Huma Art Projects, Casa7 e Galeria 1500 Babilônia.

A área também terá estandes com instalações e exposições individuais de alguns artistas, como Felipe Guga, William Baglione, Mateu Velasco, Rodrigo Villas Boas e Bruno Life. A exposição principal do segundo andar será da FULLHOUSE, de Cristiano Kana, onde estarão expostas mais de 30 serigrafias de nomes como Walter Nomura Tinho, Speto, Herbert Baglione, Nunca, Vitché, Titi Freak, Flávio Samelo, Zezão, entre outros.

Como nas edições anteriores, além da exposição oficial, o ArtRua também vai promover uma série de ações e intervenções artísticas externas, espalhadas pelo Porto. Para a pintura de empenas foram convidados os brasileiros Gais Ama e Mateu Velasco (que vem de Los Angeles especialmente para o festival). Os murais serão feitos por Luna Buschinelli (paulista apadrinhada pelos gêmeos) e os cariocas Pedro Jardim e Heitor Corrêa.
Também pelos arredores, o ArtRua irá receber a obra itinerante “FIOTIM – A Oitava Maravilha do Mundo Contemporâneo”, criada pelo mineiro Jorge Fonseca. Nela, um trailer faz as vezes de galeria, onde o expectador encontra reproduções de várias obras de artistas presentes no acervo de Inhotim em forma de souvenires.

SERVIÇO:
ARTRUA
Data: 10 a 13 de setembro (10 – abertura de 18h às 24h)
Local: Centro Cultural Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75. Saúde, Rio de Janeiro).
Horário: 14h às 22h (feira)
Preço: Entrada franca
Informações: 21 2233-7460/2253-8177

 

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com