Paciente de câncer faz uma série de obras de arte retratando a experiência com a doença. - MISTURA URBANA

Paciente de câncer faz uma série de obras de arte retratando a experiência com a doença.

VilmaKano-10

A leitora Vilma Kano escreveu para nós esses dias, contanto da série que criou: “De Peito Aberto e Godê“, onde ela retrata obras de com a sua experiência com o câncer. Ela conta, que com este projeto de arte e responsabilidade social, toda a verba arrecadada é doada para ajudar à outros pacientes oncológicos da rede pública de saúde, em São Paulo.

Emoções a flor da pele extravasadas pela arte. Após o diagóstico de câncer de mama, com 90% de chances de reincidências posteriores e na corrida contra o tempo a fim de evitar uma provável metástase. Foi neste período de escolhas e incertezas que nasceu a Série De Peito Aberto e Godê, um relato artístico bem humorado de quem luta com equilíbrio, vigor e força contra esta doença e os males que ela acompanha.

Como diretora de Arte, ela transformou o que poderia ser um pesadelo em arte. Com inspirações no kirigami, suas obras marcam suas raízes nipônicas num resultado inovador de diferentes escolas, passando inclusive pelo construtivismo. São suas cicatrizes com o câncer de mama.

Agora um novo desafio: reverter o alto índice de morte por câncer de mama. Assunto tão cheio de mitos e equívocos, que faz com que seja uma das duas maiores causas de morte das mulheres no Brasil.

Através da fanpage Vilma Kano Atelier, o projeto desmistifica o câncer, e as informações postadas são cuidadosamente pinçadas de fontes confiáveis. Desta forma a série chama a atenção para este assunto e alerta para os perigos da falta de boas fontes de informação, pois os mitos são um dos grandes obstáculos para poupar a vida das brasileiras.

Segundo pesquisas, as mulheres não fazem a mamografia porque acham que não fazem parte do grupo de risco, acreditam que é um problema hereditário. Mas na verdade, apenas de 5% a 10% de casos de câncer de mama são hereditários. É preciso informar e incentivar as mulheres a fazerem os exames de rotina. Este é um dos objetivos da campanha na Série De Peito Aberto e Godê.

Parte da renda com a venda das obras da Série de Peito Abeto e Godê é doada a pacientes de câncer em tratamento no SUS.

Em 2014 foram feitas 2 doações em dinheiro, perucas e mais de 2 mil kits com lenços, maquiagens, hidratantes e bijuterias. Série de Peito Aberto e Godê.

Para saber mais aqui.

11130_911517425582907_1188570696164080763_n

cotidiano_roxo

folego

invictus_vermelho

sala_preta

sensacoes_laranja_prata

VilmaKano-6

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.