Exposição "Tudo é Semente" de Rubens Matuck no SESC - MISTURA URBANA

Exposição “Tudo é Semente” de Rubens Matuck no SESC

mogadon_104

O artista e ilustrador, Rubens Matuck, traz ao espaço do Sesc Interlagos uma réplica de seu ateliê onde compartilha com o público suas experiências de viagens, histórias e memórias de infância, através de uma produção que conta com mais de 500 obras e uma pluralidade de técnicas que passeiam entre pinturas, gravuras, aquarelas, desenhos, ilustrações e até objetos pessoais trazidos de suas expedições pelo Brasil.

A exposição batizada de “Tudo é Semente” recebeu este nome devido à fixação de Matuck pelas sementes, que segundo ele são como fontes de vida e renovação.

Mesclando-se ao cenário natural que o SESC oferece, a mostra convida os visitantes a imergiram no universo do artista e vivenciar, de fato, seus sentimentos e sua preocupação com as questões ambientais, incentivando a exploração da fauna e da flora do local.

Uma ótima programação familiar para este período de férias, a exposição ainda oferece oficinas de criação e interação onde as crianças podem, por exemplo, criar suas próprias obras de arte com materiais utilizados por Matuck em suas produções, como sementes e aquarelas. Outra atividade, chamada “Do tato ao fato”, propõe aos visitantes uma experiência sensorial e olfativa. Com os olhos vendados o participante toca em objetos inusitados, expostos na mostra, numa tentativa de descobrir, segundo seus instintos, a cor e o material do objeto que lhe foi dado. Os resultados são sempre surpreendentes, uma vez que os sentidos sensoriais juntam-se à percepção de mundo, à trajetória, à bagagem de conhecimentos e, sobretudo à imaginação do jogador.

De uma maneira bem didática, a divisão das obras de arte dentro da exposição se dá de acordo com o conceito de cada uma delas e com as fases vivenciadas pelo artista. A primeira sessão traz o princípio de todo os seu processo criativo: seus primeiros personagens, Euphrates e Mogadom, criados ainda na infância junto aos seus irmãos, além de móveis que remetem às memórias e histórias de seu passado.

O Museu de Arte Interplanetária é mais um universo incrível criado em parceria com o astrofísico Walmir Thomazi Cardoso. Carregado de humor e ironia, reúne sete diferentes artistas imaginários que o inspirou ao longo de sua vida e que existem dentro de seu eu interior.

Entre diversas outras sessões, as obras de Matuck trazem, em meio às gravuras, pinturas, aquarelas, diários de viagens e viagens interplanetárias, uma forma simples e instigante de entreter e aproximar seu público ao mundo da arte, que por muitas vezes é considerado tão complexo.

Outras Oficinas:

Práticas Artesanais
Oficinas de práticas artesanais, com intuito de aproximar as pessoas aos elementos da natureza como possibilidades na arte.
Sábados, das 15h às 17h.

Ateliê Móvel
Baseado nas expedições feitas pelo artista Rubens Matuck, um ateliê móvel percorrerá a área externa da unidade, desenvolvendo experimentações de práticas artísticas.
Sábados, das 15h às 17h.

Serviço

Visitação: De quarta a sexta, das 10h às 16h30. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 17h.
Agendamento: gratuito para grupos organizados (escolas, instituições, entidades, associações, entre outros) para visitas com ou sem mediação e deve ser até 10 de outubro de 2015.
Os agendamentos podem ser feitos de quarta a domingo e feriados, das 9h30 às 14h, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones: 5662-9501/9532/9538

Classificação indicativa: Livre
Local: Sesc Interlagos (Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, São Paulo-SP).
Entrada gratuita
Estacionamento no local: R$ 7,00 para comerciários e R$ 14,00 para outros
Mais informações: (11) 5662-9500
sescsp.org.br/interlagos

Abertura da Exposição Tudo é Semente por Renata-Teixeira
Abertura da Exposição Tudo é Semente por Renata-Teixeira

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.