Coletivo de artistas de Londres "protestam" contra a arquitetura hostil onde vivem os sem-teto - MISTURA URBANA

Coletivo de artistas de Londres “protestam” contra a arquitetura hostil onde vivem os sem-teto

proxy

Por aqui você já viu diversos posts que já fizemos sobre os moradores de rua, mas que ganharam uma nova realidade graças à ajuda e a solidariedade de muitos mundo afora, veja aqui, aqui e aqui. Dai me reparo com essa notícia, onde artistas inconformados e de saco cheio com os espaços que os sem-teto vivem diariamente, resolveram usar criatividade aliada à compaixão para dar vida e mais conforto para aqueles que não possuem um lar.

Dormir no concreto, no chão frio não deve ser nada bom, então o coletivo de arte “Space, Not Spikes” resolveu projetar e melhorar a área com roupa de cama, travesseiros e uma estante cheia de livros. Esse movimento pelo espaço, causou uma grande reviravolta em Londres e em diversos lugares do mundo. A ideia simples, mas impactante teve o apoio da música Ellie Goulding.

Esse projeto mexe com as pessoas, porque quando estamos nas ruas e nos deparamos com moradores de rua, geralmente não queremos ver essas pessoas, deixamos passar despercebidos às vezes, e isso é muito ruim, porque eles são pessoas como nós, que por motivos distintos estão nessa situação. Aí, quando se muda o espaço envolvido, faz com que se naturalmente observamos o que é novo. Criar um espaço de maior bem estar e mais humano à esses desabrigados é um ato de amor e de gentileza.

B5zAb4JCAAAFLGY

CKXwxecWIAAfKxv

Além do mais, esses novos espaços criados são contra moradores nas ruas, o que faz com que o governo e a comunidade olhem com mais clareza acerca dos problemas e de quem está desamparado. Em diversas cidades há proibições de pessoas sentadas ou deitadas em determinados espaços, e esse número só aumenta. Um relatório do National Law Center on Homelessness & Poverty que analisou 187 cidades americanas, descobriu que houve um aumento de 43% em toda a cidade desde 2011.

Felizmente, grupos como esse estão lá fora mudando corações e mentes. Mas eles precisam de nossa ajuda. O grupo criou um vídeo para complementar o seu trabalho e motivar as pessoas a fazerem o melhor.

SPACE, NOT SPIKES: Curtain Road from Leah Borromeo on Vimeo.

proxy

proxy-1

proxy-2

tumblr_nrmfxhjXmn1uaybuuo2_r1_500

tumblr_nrmfxhjXmn1uaybuuo4_r1_500

tumblr_nrmmuffkVf1uaybuuo1_1280

Mais sobre o projeto aqui.

via

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.