Novo espetáculo do Grupo Esparrama no Minhocão - MISTURA URBANA

Novo espetáculo do Grupo Esparrama no Minhocão

940A1271

Após enorme sucesso de público e crítica o Grupo Esparrama está de volta ao Minhocão para apresentar seu novo espetáculo que promete manter a característica originalidade do grupo, agora extrapolando os limites da janela mais famosa do Elevado Costa e Silva! Com novos personagens fantásticos, convidados especiais e muito bom humor, o grupo estreia o espetáculo Minhoca na Cabeça, na última fase do projeto Janelas do Minhocão, contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014, reafirmando o movimento de transformação do Elevado em local permanente de arte e cultura.

O Grupo Esparrama, com seu espetáculo Esparrama pela Janela reuniu milhares de pessoas, desde novembro de 2013, para assistir a uma intervenção cênica inusitada e divertida feita na janela de um dos prédios em frente ao Minhocão. Mais precisamente, o edifício São Benedito, que fica na Rua Amaral Gurgel, no centro da capital.

Em pouco tempo o projeto consquistou um enorme engajamento com o público consolidando-se como uma das poucas iniciativas artísticas a ocupar regularmente o Elevado Costa e Silva. Por isso foi premiado pela Cooperativa Paulista de Teatro e pelo Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, recomendado por diversos guias, além de receber excelentes críticas de importantes profissionais da cidade.

940A0300

940A1018

Em 2015 o Grupo Esparrama entrou no processo de criação do segundo espetáculo que pretende surpreender novamente o público utilizando uma janela como palco. A nova peça chama-se Minhoca na Cabeça e será apresentada a partir do dia 14 de junho em dois horários, às 10h e às 16h. Ela é a ação final do Projeto Janelas do Minhocão que foi contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014.

Neste novo processo o grupo quis refletir, com o humor e sensibilidade que é peculiar aos seus trabalhos, sobre os medos que a cidade moderna gera em seus moradores, afastando-os cada vez mais do convívio social e da construção de uma cidade melhor. Em Minhoca na Cabeça uma menina vem morar em uma cidade grande e assustadora. Tudo o que ela vê pela sua janela é gigantesco: multidões, prédios, engarrafamentos, violência… Isto faz nascer uma minhoca em sua cabeça, que a impede de sair. Apesar das diversas investidas da mãe, que incentiva a menina a sair para brincar e conhecer a cidade os seus medos vão crescendo cada vez mais.

O Grupo Esparrama vai contar a história de uma dessas minhocas insistentes que nascem com o medo, crescem com a insegurança, que vão ficando mais fortes a cada conflito e que insistem em passear pela nossa imaginação. Minhoca na Cabeça convida o público a navegar junto com o Esparrama pela história desta menina, para descobrir como podemos transformar os medos e desbravar uma nova cidade.

Para esse espetáculo, o grupo conta mais uma vez com um time de peso. Entre os parceiros está o cenógrafo Jaime Pinheiro, responsável pela confecção da fantástica janela azul que ficou muito famosa com as apresentações do grupo, virando referência do projeto do Esparrama. Neste novo espetáculo Jaime assume também as funções de aderecista e bonequeiro. O boneco da minhoca que crescerá na cabeça da menina e o teatro de brinquedo que aparecerá no início do espetáculo prometem ser destaques do espetáculo.

E como a intenção é ampliar o espaço cênico com cenas que acontecem no próprio minhocão, o elenco também cresceu e agora conta com os atores convidados Renato Ribeiro e Gabi Zanola, integrantes da Trupe Dunavô, que também tem sua pesquisa baseada na linguagem do palhaço.

Outra novidade marcante será a trilha sonora composta especialmente para a saga desta menina. A compositora e diretora musical é uma parceira antiga do grupo, a maestrina Ester Freire que também é responsável pela direção musical do espetáculo 2POR4, que acaba de encerrar uma temporada de sucesso no Teatro Alfa. Alguns instrumentos de sopro serão o fio condutor da trajetória do medo da menina. Outro aspecto importante deste trabalho são as composições que acompanham a rica diversidade das cenas, “…é por esse motivo que no mesmo espetáculo teremos desde um chorinho até um ragtime clássico…” diz Ester Freire.

Serviço

Dias 14, 21 e 28 de Junho e 05, 12, 19 e 26 de Julho de 2015 (Domingos)
Horário: em duas sessões às 10h e às 16h
Duração: 45 minutos
Recomendação: Livre
Ingressos: Grátis
Local: Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação
Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação, nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.

940A1493

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.