"No Rio, de bike" - Série de aquarelas retrata o Rio de Janeiro - MISTURA URBANA

“No Rio, de bike” – Série de aquarelas retrata o Rio de Janeiro

Urca
Urca

Ah o Rio de Janeiro é lindo por todos os lados. Montanhas, cachoeiras, floresta, mar e até mesmo as áreas mais estranhas e caóticas da cidade podem ficar bonitas se olharmos através da natureza exuberante que cerca os cariocas. Foi desse amor e encanto pela cidade, que o Designer de Interfaces Digitais Durval Amorim criou a série: “No Rio, de bike” – aquarelas que ele pinta há dois anos.

Cansado de ficar muitas horas no computador, ele resolveu investir em um trabalho manual, artístico e que além de relaxar, é totalmente expressivo. Durval começou com as aulas de aquarela, e logo no início fez uma viagem à Nova Iorque. De lá, ele trouxe diversos materiais de pintura. A viagem para ele foi muito importante, pois a paisagem urbana de NYC, a arquitetura, as pessoas nas ruas e a vibe da cidade o inspiraram. Quando voltou de férias, decidiu retratar NYC nas aquarelas, mas morador da cidade maravilhosa, começou a enxergar o Rio de Janeiro com outros olhos e se encantou novamente pela cidade. E chegou na conclusão: “Porque pintar Nova Iorque se eu moro é no Rio de Janeiro?”.

No início, ele pintava os prédios que mais amava no Rio. Sem perceber foi se envolvendo em um trabalho de pesquisa sobre a arquitetura e a história da cidade. Começou a mostrar o trabalho para os amigos e recebeu muito incentivo. Fez umas 40 aquarelas de prédios do Rio de Janeiro, que você pode conferir no Instagram.

Um certo dia, Durval viu algumas fotos de pessoas que postavam fotos de suas bikes pela cidade, e que defendiam o direito dos ciclistas. De mais uma inspiração, surgiu a série que vê o Rio de Janeiro pelos olhos de um ciclista, através da bicicleta.

As primeiras pinceladas surgiram dos lugares que ele frequenta, da Zona Sul e Botafogo, que é onde ele mora, Flamengo, Lagoa e Copacabana, mas ele não quer se limitar. Quer investir ainda mais tempo no projeto e acredita que as possibilidades são muitas para se explorar, que vão além dos pontos turísticos. Lugares como o centro da cidade, região do porto, zona norte e Floresta da Tijuca serão brevemente pintadas.

Enquanto isso, confira que bacana a série até agora!

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *