Projeto impulsiona transformação urbana entre comunidades criativas de São Paulo - MISTURA URBANA

Projeto impulsiona transformação urbana entre comunidades criativas de São Paulo

Snap 2015-04-02 at 17.18.08

Uma cidade avaliada como contraditória, de muitos fluxos e poucos lugares de encontro, onde tudo é superlativo e multifacetado. Essa é a percepção de muitos moradores sobre a cidade de São Paulo.

Atualmente cada uma das quatro regiões de São Paulo tem linguagem própria e movimentações artísticas distintas. Apesar dos diferentes polos da cidade usarem a arte para promover a transformação local, as pessoas não se deslocam entre zonas, ou seja, os paulistanos não conhecem a fundo a essência e diversidade cultural da cidade.

Então entrou aí um projeto muito legal criado pela Absolut. Por que não unir as zonas e estimular as pessoas a conhecerem os movimentos culturais da própria cidade sem fronteiras geográficas?

Então para o projeto Absolut Transform your City, eles juntaram com os coletivos Venga Venga, ​Coletivo PI, Metanol e Bijari, com coletivos locais de bairros periféricos das quatro zonas de São Paulo como o Grajaú, Perus, Vila Medeiros e Penha para intervenções e workshops de arte abertos a comunidade.

Desde o começo de março, essa movimentação toda vem rolando.

HIK_6241

A Zona Norte, reconhecida pelo samba e tradição, recebeu o coletivo Bijari, explorando o lado artístico e sensorial da região. O coletivo fez visitas para promover trocas de informações e debates com a comunidade a respeito da produção estética local para se aprofundar no mundo do carnaval e suas fantasias. Em contrapartida, eles promoverão workshops gratuitos para ensinar suas técnicas e métodos de trabalho.

O Coletivo PI emergiu-se no mundo cultural da Zona Sul e junto com seus moradores promoveu trocas de informações e debates a respeito da produção literária e narrativa local, que tem como maior expoente os autores e editoras independentes de literatura e poesia marginal, além do hip hop e rap como forma de crônicas sociais.

AM0322T1415_2806

Já a Zona Leste, recebeu a curadoria do coletivo Venga Venga que explora a performance e dá destaque a já tradicional dança de rua que nasceu com o funk na região.

Por fim a Zona Oeste e seu cenário musical são palco para o coletivo Metanol apresentar suas ideias e inspirações, sobre como amplificam sua música em projetos disruptivos que invadem a cidade. Ao final, todos os coletivos e representantes de cada comunidade se reunirão em um grande evento de celebração no centro da cidade.

​Os coletivos vem se reunindo em workshops nas regiões, onde juntos, deixarão legados para as comunidades envolvidas e essa primeira etapa do projeto deve ser finalizada este mês com uma festa do Venga Venga, ​​eonde todos os coletivos colaborarão com intervenções.

Mais infos em breve!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *