O futuro já está aqui: a domótica que vamos ver em nossas casas! - MISTURA URBANA

O futuro já está aqui: a domótica que vamos ver em nossas casas!

foto-1_684893

Não pense no que você pode fazer pela sua casa, mas sim o que a sua casa pode fazer por você. Algo do tipo pensou Joel Spira, considerado como o inventor da domótica e falecido no dia 8 de Abril. Os dispositivos e serviços de uma casa estão cada vez mais automatizados e interconectados com a finalidade de facilitar nossas vidas. No entanto, apesar de considerar Spira o pai da integração tecnológica do lar, a verdade é que a mesma encontra-se em processo de continua evolução. É por isso que nesse post vamos olhar para o futuro que nos espera e mostrar como serão os lares dentro de alguns anos.

1# Um guardião para a sua casa

Se existe algo que não tem preço é a tranquilidade. E, precisamente o Leeo Smart Alert Nightlight se encarrega de proporcionar isso atuando como um vigilante em sua casa. Basicamente, esse dispositivo que chegou no mercado no início desse ano, encarrega-se de avisar quando algo não vai bem na sua casa. Por exemplo, quando algum alarme da sua casa é acionado, Leeo é capaz de enviar um sms ao seu celular e/ou avisar aos serviços de emergência. Além disso também dispõe de um sensor de umidade e temperatura. Com a simples aparência de uma luminária noturna, esse dispositivo com conexão wifi tem a intenção de servir como adaptador para os velhos modelos de alarmes, e também ir melhorando sua funcionalidade através de atualizações.

2_684894

3_684895

2# Não precisaremos mais fazer anotações

Inventada pelo New York Times, a mesa que vemos nas imagens abaixo é um assistente que você jamais iria querer para uma conversa confidencial. E o motivo disso é devido a sua funcionalidade, que é a de anotar detalhadamente todas as conversas que são realizadas ao seu redor. Listening Table é uma mesa de conferência inteligente desenvolvida pelos NYT Labs, o laboratório de ideias do prestigiado jornal nova-iorquino. Ela foi idealizada com finalidades profissionais, mas a verdade é que a mesa abre um grande leque de possibilidades de uso. Que estudante, por exemplo, não desejaria ter uma dessas em casa para que faça as anotações por eles?

2_684921

foto-1_684920

3# Uma geladeira que faz a lista de compra do supermercado por você

Já aconteceu com você de ir ao supermercado e não lembrar o que tem e o que não tem na geladeira? Comigo sim e, com certeza, também com Koo Bom-Moo, chefe CEO da LG. Bom, com certeza a compra de supermercado dele é feita por outra pessoa, mas no caso a companhia sul-coreana idealizou para o resto dos mortais um eletrodoméstico que evita esse tipo de dor de cabeça. A geladeira LG LFX31995ST (de agora em diante “A Geladeira”) integra-se na linha Smart Thing e é capaz de controlar para você o inventário alimentício. Não só isso, ela não só está preparada para te indicar a distância quantos ovos ou leite restam em seu interior, como também envia uma fotografia do mesmo. E se ainda acha pouco, ela possui um livro de receitas incorporado que indica o que você pode cozinhar com o que tem disponível dentro dela.

1_684890

2_684892

3_684891

4# Aceitaria um “robô” como animal de estimação?

Apresentado por Cynthia Breazeal, professora do prestigiado MIT, como “o primeiro robô familiar do mundo”, Jibo é o mais parecido ao R2D2 de Star Wars que você irá conhecer em um futuro próximo. Com apenas 28 centímetros de altura, esse “animal de estimação” é capaz de contar histórias para as crianças, tirar fotografias quando posar para ele, realizar chamadas por vídeo quando é solicitado, atuar como assistente pessoal, lembrando você de seus compromissos e mostrando vídeos. Tudo isso fazendo uso de uma voz especialmente suave e com movimentos graciosos mostrando um assombroso nível de interação. Ainda que a princípio seja somente um protótipo, encontra-se em processo de finalização por meio de kickstarter. E não pense que somente estará ao alcance dos mais afortunados, espera-se que seu preço de saída no mercado seja de 500 dólares.

1_684942

2_684941

3_684943

5# Uma pulseira com a qual poderá controlar qualquer utensílio em sua casa

Depois de superada a onda das Power Balance, um novo tipo de pulseira estão esperando para dominar o mercado. Falamos das Reemo, um gadget que converterá em um ser onipotente dentro da sua casa. Ainda não estão à venda, fato que espera-se que aconteça no próximo verão, mas já podem ser pré-reservadas, e prometem oferecer um grande controle sobre sua casa de uma maneira gestual. Com a pulseira Reemo você poderá controlar quase qualquer aparelho elétrico apenas apontando com a sua mão em sua direção. Apesar de já existirem outros dispositivos que permitem que você faça o mesmo, a ideia desta pulseira supera por sua funcionalidade.

1_684940

2_684915

3_684944

6# Dê adeus aos chaveiros

Se o progresso já conseguiu que você não precise mais de chaves para ligar seu carro, como não iria conseguir o mesmo com a sua casa? Isso é o que busca Lockitron, a empresa que desenvolveu Bolt: uma fechadura que conecta-se ao telefone celular e que pode abrir e fechar sua casa unicamente arrastando o dedo pela tela de seu aparelho. Conectada ao mesmo por bluetooth, a fechadura automatizada inclusive tem a capacidade de abrir-se somente notando sua presença ao seu redor, graças a sua função Sense.

1_684936

2_684937

3_684935

7# A capa para colchão que monitora seu sono e faz a cafeteira funcionar

Esqueça qualquer acessório que conheça para controlar seu descanso, Luna chegou para reinar. Sob o aspecto de uma simples capa para colchão encontra-se um potente cérebro que zela por garantir um sono profundo e prazeroso. Equipado com potentes sensores, e sempre conectado a seu smartphone, é capaz de monitorar seu ritmo cardíaco, respiração, padrões de sono e inclusive roncos. Além disso é capaz de regular sua própria temperatura em duas partes individuais, a fim de que cada um dos ocupantes da cama tenha a temperatura como preferir. Também tem um serviço de despertador, o qual é capaz de detectar em qual momento você encontra-se em uma fase leve de sono fazendo com que seu despertar seja mais fácil. Se não bastasse todas essas funcionalidades, ela ainda está preparada para interagir com outros dispositivos via wifi para apagar as luzes e fechar a porta quando você dormir, e ainda pedir a cafeteira que comece a funcionar quando você acordar.

1_684932

1_684933

2_684934

8# Botões com o superpoder de controlar seu celular

Qual é a necessidade de ter o seu telefone celular a mão a todo momento? Para evitar isso e ainda assim aproveitar as suas funcionalidades, existem os Flic. Financiados pela Indiegogo, plataforma que conseguiu 801% da inversão necessária, esses botões sem fios permitem que você ative funções predefinidas de seu smartphone. Assim você pode ligar para um determinado número sem tocar no telefone, tirar uma foto sem a necessidade de utilizar o timer ou fazer com que ele toque para localizá-lo quando não souber onde ele esta. Além disso, permite a integração com apps de terceiros, por isso com esses botões você também pode controlar as luzes da casa ou ligar o ar condicionado. Cada um dos botões Flic, que a principio somente custam 5 dólares cada um, é capaz de dar três ordens por meio de um clic, duplo clic ou mantendo-o pressionado.

1_684929

1_684931

2_684928

3_684930

9# Uma fachada que faz metamorfose

Não fica muito longe o futuro no qual poderemos configurar a fachada de nossas próprias casas. Tanto é assim que já existe essa possibilidade graças as fachadas cinéticas. As imagens desse dispositivo que veremos a seguir é obra dos arquitetos Giselbrecht e Partners e é capaz de articular suas janelas para deixar a luz entrar ou não, de acordo com o gosto do proprietário da casa. Dessa maneira, seus módulos individuais podem ser abertos e fechados em diferentes graduações, colocando à disposição de seus habitantes infinitas possibilidades da vista que o exterior da casa oferece.

1_684924

2_684925

3_684926

4_684927

10# Lâmpadas que enchem sua casa de cor

As simples lâmpadas de baixo consumo, um standard atual no que se refere a iluminação, ficarão obsoletas diante das possibilidades que oferece Lifx. Com um consumo energético 10 vezes menor do que as lâmpadas convencionais, essas lâmpadas vem equipadas com wifi e são capazes de brilhar em uma gama de 16 milhões de cores. Sua instalação não requer nada mais do que ser rosqueada e depois descarregar uma aplicação com a qual você pode controlar suas possibilidade de iluminação. Com o sistema Lifx poderá controlar as luzes da sua casa de qualquer lugar do mundo, escolher o brilho das lâmpadas de cada dormitório individualmente ou inclusive ser notificado da recepção de uma mensagem em seu celular através do piscar das luzes.

1_684945

2_684922

3_684923

Texto por: Ana Camila Vieira
via – Habitissimo

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *