Waking Up in News America: a instalação interativa de Robert Heinecken - MISTURA URBANA

Waking Up in News America: a instalação interativa de Robert Heinecken

Waking Up in News America

A instalação “Waking Up in News America”, de Robert Heineckenm investiga dois dos grandes interesses do artista: os meios de comunicação e o poder da televisão enquanto veículo de massa. “Waking Up in News America” é uma sala, sugestivamente doméstica, em que absolutamente todas as superfícies – paredes, piso, teto e todos os objetos que compõem o ambiente – são cobertos por imagens captadas da TV. O visitante pode caminhar livremente pelo espaço e experimentar a imersão pelo mundo de imagens proposta pelo artista.

Vista poucas vezes no mundo e fora do alcance do público há quase duas décadas, a instalação “Waking Up in News America”, do artista norte-americano Robert Heinecken, agora volta a rodar o mundo e ocupa uma sala inteira do MIS. Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho experimental e inovador, o artista concebeu a obra em 1986 e, assim como seu legado, mesmo no contexto do século XXI, examina o fenômeno dos meios de comunicação de massa, em especial, a televisão.

“Waking Up in News America”, com imagens de apresentadoras americanas principalmente loiras de olhos azuis é uma peça por excelência dos anos 80 e uma declaração sobre o impacto da televisão e suas fantasias, tudo impulsionado pelo poder da mídia de unir linguagem e imagem. A instalação deve ser destruída após cada exibição, o que torna cada mostra um pouco diferente. Os objetos “escultóricos” nesta mostra são os mesmos usados na instalação de 2013, fabricados com a supervisão de Luke Batten, que além de ter trabalhado diretamente com Heinecken na instalação de 1999 também consultou a Ernesto Scott, quem em 1986 instalou pela 1ª vez a “Waking Up in News America” na UCLA. São ainda os mesmos objetos mostrados na Bienal de Gwangju 2014, “Burning Down the House”, com curadoria de Jessica Morgan.

Instalação “Waking Up in News America” – Robert Heinecken
VISITAÇÃO 4 de março a 12 de abril de 2015
HORÁRIO terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 20h
terças a sextas, das 12 às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 21h
INGRESSO gratuito
LOCAL Espaço Expositivo Térreo
CLASSIFICAÇÃO livre
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

Se cadastre no nosso MAILING e fique por dentro de tudo o que está rolando aqui!

 

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *